Design de Interiores: campos de atuação e oportunidades no mercado

30 de janeiro de 2018

As oportunidades de trabalho para o profissional de Design de Interiores devem aumentar muito nos próximos anos. Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas projeta a construção de 13,7 milhões de domicílios no período entre 2015 e 2025.

Outro estudo, do Banco Bradesco, aponta que o setor imobiliário residencial deve cumprir um importante papel na retomada do crescimento da economia brasileira nos anos que se seguem. Outros fatores que estimularão a construção civil e o mercado imobiliário, particularmente no segmento residencial, de acordo com o Banco, são o recuo nas taxas de juros e a melhoria no mercado de trabalho e da confiança do empresário.

Venha estudar em um dos melhores cursos de Design de Interiores do Brasil

As expectativas favoráveis para a economia vão beneficiar, especialmente, os profissionais mais capacitados. Então, se você se interessa por essa área, saiba que a Faculdade Cesusc, de Florianópolis, tem um dos melhores cursos de Design de Interiores do Brasil.

A graduação em Design de Interiores da Faculdade Cesusc foi avaliada com o conceito de curso 5 – a nota máxima – pelo MEC (Ministério da Educação). O curso tem dois anos e meio de duração (cinco períodos) e é oferecido na modalidade presencial, no período noturno.

Entre os diferenciais do curso está a infraestrutura diferenciada oferecida pela Faculdade Cesusc. Os alunos da graduação em Design de Interiores têm acesso a salas com pranchetas e laboratórios individuais, bem como a um Núcleo de Práticas Profissionais e Pesquisa em Design de Interiores.

Frentes de atuação para quem escolhe a graduação em Design de Interiores

A área de atuação deste profissional é bastante ampla. O designer de interiores pode trabalhar com desenho de móveis, decoração e paisagismo, gerenciamento, organização de projetos e projetos de sustentabilidade.

A atividade de desenho de imóveis é caracterizada por projetar o mobiliário, criando peças conforme a necessidade do cliente e adaptando-as ao espaço disponível.

Na área de decoração e paisagismo, o profissional fica responsável por cuidar da colocação de móveis e acessórios em ambientes internos e, em ambientes externos, por projetar, organizar e embelezar espaços com plantas e jardins.

Na função de gerenciamento, o papel do designer de interiores é acompanhar a compra de móveis e acessórios, fazer orçamentos e contratar mão de obra para a realização de serviços, como, por exemplo, a troca de pisos.

Na área de projeto – uma das atividades mais tradicionais para quem faz Design de Interiores –, o designer deve procurar organizar os ambientes conforme as exigências e necessidades do cliente, podendo ainda montar plantas e maquetes.

Já ao trabalhar em projetos de sustentabilidade, nova frente de atuação para o designer de interiores, ele deve levar em conta o uso de materiais que reduzam o consumo de energia e água, gerem menos resíduos e minimizem o impacto ambiental.

Outra frente de trabalho particularmente interessante em Santa Catarina é o setor náutico, nesta área o profissional deve estar atento ao limite de cargas e aos revestimentos permitidos.

Por fim, um segmento relevante para o profissional da área de Design de Interiores em Santa Catarina é o de eventos. Nesse caso, o profissional precisa observar as características do cliente e do evento para facilitar a divulgação da marca, dos produtos e dos serviços.

Portas abertas para você no Processo Seletivo Simplificado

O que você achou das perspectivas e das oportunidades de trabalho para o profissional de Design de Interiores? A Faculdade Cesusc está com as portas abertas para você! Para ingressar na Faculdade, basta você se inscrever no Processo Seletivo Simplificado. Clique aqui para participar.