Carga Horária: 360 h/a
Duração do curso: 18 meses
Horário: Segunda e sexta-feira das 19h às 22h30 | Sábado das 9h às 12h (quinzenalmente)
TCC: Opcional
Criança e adolescente são prioridade absoluta no Brasil: é o que diz a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas cuidar das crianças e dos adolescentes com todo o cuidado e respeito que precisam e merecem ainda é um trabalho que encontra desafios.
Atualmente, há pouca formação disponível, atualizada e de base científica, em nível de especialização, sobre esse tema. Isso traz problemas para as próprias crianças e adolescentes mas, também, para as famílias e os profissionais, que se veem inseguros e sem o conhecimento e acesso às melhores ferramentas e estratégias para oferecer a essas fases tão importantes da vida o melhor atendimento disponível.
Como atender famílias que buscam por orientações seguras sobre suas crianças e seus adolescentes? Como olhar para a infância e a adolescência de maneira integral? Como transformar a nossa prática de cuidado, com informações seguras, atuais e científicas?
Com algumas das principais pesquisadoras e profissionais brasileiras da área da infância, adolescência, neurociência, saúde coletiva, psicologia e direitos em seu quadro docente o curso de pós-graduação em Parentalidade e Educação Positiva é pioneiro no Brasil por seu método, currículo e dinâmica.
PÚBLICO-ALVO
Um curso necessário, estimulante e inovador, para:
• Profissionais da educação
• Psicólogos
• Pedagogos
• Profissionais da saúde
• Profissionais do serviço social
• Profissionais do direito
• Conselheiros tutelares
• E todas as demais formações interessadas em
cuidar das famílias, das crianças e dos adolescentes
As infâncias e adolescências na história (10 h/a)
Infâncias e parentalidades no Brasil e no mundo (10 h/a)
O desenvolvimento dos bebês (10 h/a)
O desenvolvimento das crianças (10 h/a)
Adolescência e desenvolvimento (10 h/a)
Neurobiologia do desenvolvimento humano (10 h/a)
Emoções: bases neurobiológicas (10 h/a)
Bases psicobiológicas da inteligência emocional (10 h/a)
Psicologia da aprendizagem (10 h/a)
Psicologia do trauma (10 h/a)
Saúde mental da criança e do adolescente (10 h/a)
Saúde mental do adolescente (10 h/a)
Medicalização da infância e da adolescência (10 h/a)
Psicodiagnósticos na infância e na adolescência (10 h/a)
Infâncias, adolescências e vulnerabilidades sociais no Brasil (10 h/a)
Inclusão social e direitos humanos da criança e do adolescente (10 h/a)
Pedagogia do cuidado (10 h/a)
Cultura, sociedade e parentalidade (10 h/a)
Maternidade e paternidade na atualidade (10 h/a)
Estilos de parentalidade (10 h/a)
Conceitos em educação positiva (10 h/a)
Impactos da violência no indivíduo e na coletividade (10 h/a)
Estatuto da Criança e do Adolescente e parentalidade (10 h/a)
Autoritarismo, autonomia e emancipação (10 h/a)
Burnout parental (10 h/a)
Educação positiva no ambiente escolar (10 h/a)
Ferramentas para a construção da educação positiva I (20 h/a)
Ferramentas para a construção da educação positiva II (20 h/a)
Práticas de atendimento e acolhimento (20 h/a)
Gestão profissional e empreendedorismo (10 h/a)
Ética profissional (10 h/a)
Seminários de atualização científica em parentalidade e educação positiva (20 h/a)
coordenação
Drª Ligia Moreiras
Doutora em Saúde Coletiva – com ênfase no impacto da violência às mulheres e às crianças – e doutora em Ciências pela UFSC. Mestra em Psicobiologia pelo Departamento de Psicologia e Educação da USP, Graduada em Ciências Biológicas pela Unesp. Autora dos livros “Educar sem violência”, “Mulheres que viram mães”, “Criando com amor em tempos de ódio”, e co-autora de “Maternidades no plural”.
Criadora do site e das redes Cientista Que Virou Mãe, trabalha em defesa das mulheres e das crianças brasileiras há 14 anos. Atualmente, é Conselheira da Presidência da República na área de maternidades e infâncias, pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável.
docentes confirmados
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRÍCULA