Curso de Psicologia encerra mais um ciclo do Programa de Extensão Arte, Cultura e Cidadania

12 de dezembro de 2019

O Núcleo de Pesquisa e Extensão do curso de Psicologia da Faculdade Cesusc encerrou mais um ciclo de ações do Projeto Arte, Cultura e Cidadania. O intuito do projeto, cujas atividades aconteciam semanalmente, às terças-feiras, é oferecer atividades diversas aos usuários dos serviços de saúde mental de Florianópolis.

Neste semestre, através das diferentes atividades desenvolvidas, o programa dedicou-se às questões referentes à produção de identidades. E contou com a participação de cerca de 20 usuários do CAPS Ponta do Coral, ligados à Associação Alegremente, entidade representativa das pessoas que frequentam aquele serviço de saúde. Também participaram de maneira decisiva, os alunos da 7º e 8º fases do curso de Psicologia, bem como os alunos da 5º fase que desenvolveram seus projetos de intervenção.

Segundo a coordenadora do programa Alessandra Folzke, “ao longo do semestre e por meio de uma escuta cuidadosa, o Programa Arte, Cultura e Cidadania desenvolveu atividades voltadas a formas de expressão e vivências, como o teatro, pintura e música, em uma construção conjunta acerca das questões e reflexões que envolvem a saúde mental, na tentativa de uma ressignificação social com respeito à essência do humano e ao que lhe gera sofrimento. Assim, através da arte, o que nos afeta surge de forma mais suave, espontânea e autônoma.”

Durante o semestre, o grupo optou pela produção de uma peça teatral que tem como foco o debate sobre diferentes modelos de atenção à Saúde Mental. Esta peça foi apresentada no dia 23 de novembro no III Rolê do CAPS, durante o Festival da Primavera do Continente, e no dia 25 de novembro na 7JIIC da Faculdade Cesusc.