Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe doação de contêiner da Prefeitura de Florianópolis.

  • Data de publicação
    1 de março de 2024
  • Discussão
    Nenhum comentário

Na quarta-feira, 28/02, às 10h, foi assinado um Termo de Cooperação Mútua e um Termo de Doação entre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade CESUSC, a Prefeitura de Florianópolis e a Rede Solidária Somar.

A assinatura representa o marco inicial de um projeto que tem por objetivo receber e reaproveitar doações úteis de obras, reformas e construções, destinando posteriormente os itens para famílias necessitadas e outros programas sociais.

Na ocasião, a Faculdade Cesusc foi agraciada com a doação de um contêiner da Prefeitura de Florianópolis para o armazenamento dos materiais.

Esta ação é parte do Projeto de Extensão “Banco de Materiais”, coordenado pela professora Marila Filártiga, que está vinculado à curricularização da extensão (ou creditação curricular), que são as atividades práticas inerentes à formação acadêmica.

Os alunos que participam do projeto são voluntários. Esse projeto, que iniciou no semestre passado, contará nesse primeiro momento com a participação de dois escritórios de arquitetura associados à ASBEAS/SC (Associação de escritórios de Arquitetura e Urbanismo)”, explica o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade, Pery Segala. Segundo ele, a Cesusc ficará responsável pelo recebimento e cadastramento das doações, enquanto a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento irá identificar as carências e levar o material para as comunidades.

Quanto ao uso do contêiner, o professor afirma que a proposta é reter os materiais pelo menor período de tempo possível, de modo a conseguir promover um ciclo virtuoso de crescimento, sustentabilidade e conscientização social a todos os envolvidos, atendendo prontamente a quem mais precisa.

A expectativa é receber os mais variados tipos de doações: desde sobras de obras em bom estado, objetos como vasos sanitários, bancadas, móveis diversos, e materiais como tintas, pisos, entre inúmeras outras possibilidades.

O projeto agora entrará em uma etapa de desenvolvimento do layout de ocupação do contêiner (espaço de armazenamento, espaço de controle, espaço de expedição), e também contará com o apoio do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Faculdade Cesusc na criação de um aplicativo de gestão e a logística desses materiais.

Essa iniciativa apenas reforça o compromisso que a Faculdade Cesusc tem com a formação não apenas de profissionais de sucesso, mas também de cidadãos capazes de construir um futuro melhor para todos. Afinal, isso é pensar além.