Conheça o Programa de Extensão Arte, Cultura e Cidadania do Curso de Psicologia

  • Data de publicação
    26 de junho de 2019
  • Discussão
    Nenhum comentário

Conheça o Programa de Extensão: Arte, Cultura e Cidadania do Curso de Psicologia

O Curso de Psicologia, por meio do Setor de Extensão, promoveu mais um ciclo de ações do Programa Arte, Cultura e Cidadania nas dependências da Sede SC-401. O intuito do projeto, cujas atividades acontecem semanalmente, às terças-feiras, das 12 às 16 horas, é oferecer atividades diversas aos usuários dos serviços de saúde mental de Florianópolis.

Neste semestre, o grupo trabalhou o tema “Saúde Mental e Território”. Entre as atividades oferecidas estão sessões de meditação restaurativa, trabalho com linguagens artísticas como pintura e cerâmica, visitas e participação em eventos, oficinas de fotografia, desenho e confecção de máscaras.

Segundo Felipe Brognoli, professor do curso de Psicologia da Cesusc e coordenador do Programa de Extensão, a ideia da ação é sempre promover atividades diferentes.

– Sempre propomos algo diferente, que é resultante da avaliação do encontro anterior e da discussão com os participantes do grupo – explica ele.

A aluna da 7ª fase do curso de Psicologia Alessandra Folzke, integrante do Programa, citou a relevância de proporcionar estas vivências aos grupos inscritos no projeto.

– Poder experienciar formas de ressignificação das possibilidades de autonomia e das conquistas em prol da saúde mental é ver a Psicologia como prática de transformação social. Ao longo do semestre, as atividades foram sendo construídas junto com o grupo. Iniciamos uma oficina fotográfica que possibilitou a troca de vivências entre o observar, o manusear e o fotografar, oficina de cerâmica e pintura e rodas de conversas que representassem uma identidade do grupo, conquistada neste espaço de vínculo e construção de independência – explicou ela.

O projeto oferece 25 vagas que são ocupadas de acordo com encaminhamentos realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial de Florianópolis Ponta do Coral e pela Associação Alegremente. A próxima edição tem previsão para começar no dia 6 de agosto de 2019.