COMUNICADO SOBRE AS AULAS DA PÓS- GRADUAÇÃO

12 de fevereiro de 2021

A Faculdade Cesusc avança nos preparativos para a volta às aulas dos cursos de graduação de forma presencial, conforme determinação do Ministério da Educação, sendo que para tanto uma equipe multidisciplinar trabalha nos protocolos de biossegurança, de modo a garantir as necessárias condições de higiene, saúde e bem estar.

Entretanto, iniciamos mais um semestre letivo na graduação ainda com os reflexos da pandemia, com revezamento de alunos nas salas de aula, com horários diferenciados, respeito às regras sanitárias e aulas remotas para todos os pertencentes aos grupos de risco ou que não sintam-se seguros para este retorno.

Na pós- graduação as atividades continuarão de forma remota

Movidos pela necessidade de um posicionamento e esclarecimento aos alunos da pós-graduação que, sabemos, estão ansiosos, da mesma forma que a Instituição, por este direcionamento de organização do próximo semestre de atividades, gostaríamos de comunicar que as aulas, neste semestre, continuarão de forma remota, síncronas, com encontros via Google Meet.

A decisão pela manutenção das aulas remotas decorre dos seguintes fatores:

– as recomendações sanitárias para o retorno presencial não permitem a totalidade dos alunos em sala de aula, pois as regras limitam a sua ocupação. Assim, mesmo que a aula seja presencial, uma parcela dos alunos deverá assisti-la de modo remoto síncrono;

– os professores pertencentes ao grupo de risco ou que tenham mantido contato com infectados pela COVID-19 irão ministrar aulas remotas síncronas. Então, para evitar transtornos e cancelamentos, nesse primeiro momento, entendemos que a melhor solução é padronizar este retorno com aulas remotas para, no segundo semestre, se possível, retomar com as aulas presenciais;

– os horários de entrada e saída, nas aulas de graduação, serão escalonados no decorrer da semana por grupos e por cursos. Considerando que as aulas de pós-graduação podem sofrer prejuízos em razão desse escalonamento obrigatório dos horários (visto que muitas possuem um ou dois encontros), a manutenção das aulas remotas permite um maior aproveitamento da disciplina.

Entendemos a expectativa pelo retorno das aulas presenciais, porém precisamos ser cautelosos e priorizar a segurança de todos. A Faculdade deseja retomar as atividades da pós-graduação de modo presencial, sem dúvida, mas neste momento  uma dose de prudência permite que o aproveitamento das atividades acadêmicas sofra o menor prejuízo possível.

As aulas serão retomadas conforme o calendário de cada turma. Continuem se cuidando! Nos veremos em breve com alegria e saúde!

Direção da Faculdade Cesusc