Cesusc e UFSC realizam ações acadêmicas conjuntas voltadas aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores

  • Data de publicação
    11 de abril de 2019
  • Discussão
    Nenhum comentário

Cesusc e UFSC realizam ações acadêmicas conjuntas voltadas aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores

A Faculdade Cesusc, por meio dos Cursos de Graduação em Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo, realizou uma parceria acadêmica com o Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão – GeBIM, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O GeBIM/UFSC tem enfoque na metodologia BIM (Building Information Modeling), plataforma de modelagem da informação para construções que permite criar plantas inteligentes. Neste sistema é possível inserir informações úteis como insumos, metragens e espessuras em cada parte do projeto de arquitetura.

Segundo o Coordenador dos Cursos de Graduação em Design de Interiores e também de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Cesusc, Pery Segala, “a motivação do encontro se deu pela percepção da proposta inovadora do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Cesusc e do Núcleo de pesquisa Np3D”.

Entre as ações conjuntas acordadas entre as duas instituições estão a participação do GeBIM na JIIC (Jornada de Integração e Iniciação Científica da Faculdade Cesusc) que ocorrerá em junho, e a realização de um workshop com foco na plataforma BIM no mês de maio. Além disso, está prevista a produção em parceria de artigos científicos para revistas voltadas ao segmento da Arquitetura e Urbanismo.

Os destaques estão na interdisciplinaridade, na exposição de situações reais da área profissional com estratégias de ensino e aprendizagem diferenciadas, na aplicação de metodologias criativas, no uso da realidade virtual ampliada, na prática profissional em parceria com empresas e organizações públicas e privadas, na ênfase aos princípios da sustentabilidade e da responsabilidade social e, por fim, pela utilização eficiente da Plataforma BIM.

Participaram do encontro, além do Coordenador do Curso da Faculdade Cesusc, também a Coordenadora de Extensão, Professora Paola Rebollar e a Professora Marila Filártiga Gebara, e os representantes do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão – GeBIM a professora e Coordenadora do Grupo de Estudos, Letícia Mattana, os arquitetos e professores Ludmila Cabizuca, Vinícius Pereira, entre outros membros.