Caderno de Memórias – Tecendo a Vida: memórias das mulheres rendeiras do Sambaqui

9 de outubro de 2023

No primeiro semestre de 2023, a turma de estudantes de Projetos em Psicologia II em parceria com a disciplina Velhice, Cultura e Sociedade, visitou o Casarão Histórico do Sambaqui e pode conhecer mais sobre a história do bairro, o Grupo de Rendeiras e sua importância na comunidade.

A partir do encontro com as rendeiras Glorinha, Benta, Rosinha e Valdete, surgiu o interesse em produzir um Caderno de Memórias que contribuísse para a preservação da cultura local e com a valorização da memória das mulheres rendeiras. Para isso, a turma de estudantes orientada pela Profa. Marília Amaral e Profa. Karen Trevisan se dedicou a registrar, através de entrevistas com cada uma delas, as histórias singulares entrelaçadas com a cultura e o território.

Ao final do processo de transcrição e organização do material, cada rendeira recebeu um Caderno impresso com suas memórias contadas e cantadas em palavras e imagens.

Agradecemos às rendeiras do Casarão da Ponta do Sambaqui por todo carinho que nos receberam e por nos ensinarem a arte de viver.

Também agradecemos ao Latronico e ao Heitor do Programa Bairro Educador por confiarem em nosso trabalho e mediarem esse encontro com tantos aprendizados.

@abs.sambaqui
@jrlatronico