Alunos de Direito são destaque na sua primeira participação na IX Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial

13 de dezembro de 2018

Alunos do curso de Direito da Faculdade Cesusc, integrantes no Núcleo de Prática Jurídica em Arbitragem (Nuparb), foram considerados a melhor equipe de Santa Catarina na IX Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial da CAMARB (Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil). Foi a primeira vez que uma faculdade particular de Santa Catarina participa da competição.

Segundo a professora Adriana Rammê, uma das coordenadoras do NUPArb, a disputa premiou três categorias diferentes: melhor memorial requerente; melhor memorial requerida; e melhor nas fases orais. “Nossa equipe ficou em 10º lugar na categoria “melhor memorial requerente”, à frente de grandes grupos mais experientes e de renomadas instituições, como a USP, por exemplo. Nas três categorias fomos a melhor equipe de SC, à frente da UFSC”, afirma.

O evento, que é o maior da América Latina, foi realizado em São Paulo, e é voltado para estudantes e profissionais do Direito interessados nas áreas de arbitragem e mediação. Neste edição, a organização recebeu cerca de 1.500 participantes, em 84 equipes, de instituições de ensino e escritórios de advocacia do Brasil todo. “Os alunos tiveram a experiência de desenvolver a pesquisa, para a construção de argumentação para resolução do caso, e a oralidade, além de fazer contato com estudantes do país inteiro e se apresentar perante os mais renomados nomes da área da arbitragem, representantes de grandes escritórios de advocacia do país”, explica a professora.

A equipe da Faculdade Cesusc, composta de sete alunos, ficou entusiasmada com o seu desempenho e já começa a se preparar para a competição do próximo ano. Participaram da equipe os alunos João Victor da Silveira, Ana Cristina da Nova, Raquel Dias, Clarissa Gazaniga, Rafael Machado, Guilherme Bauer e Maurício José da Silva.

Segundo João Victor da Silveira, aluno da 10ª fase de Direito da Faculdade Cesusc e participante da competição, essa foi uma experiência tanto desafiadora quanto enriquecedora que trouxe um grande diferencial em sua formação. “Sem dúvida foi essencial ao meu crescimento e marcou meus cinco anos de estudos da graduação. Foi lá que tive a certeza sobre meu futuro profissional, momento que pude trocar conhecimento com muitos acadêmicos e juristas de todo o Brasil, que como eu, são entusiastas de uma área tão promissora e importante ao mundo jurídico: a arbitragem. Hoje, vejo o Direito de modo diferenciado, multidisciplinar, o que me trouxe uma visão ampla e contemporânea no que diz respeito aos métodos de resolução de conflitos”, afirma.

Para Ana Cristina da Nova, aluna da 10 ª fase, a experiência na IX Competição Brasileira de Arbitragem e Mediação Empresarial CAMARB foi, sem dúvida, um diferencial da graduação. “Ter a possibilidade de, no fim do curso, estar lá, competindo em igualdade com equipes de algumas das melhores universidades do país e de escritórios renomados foi indescritível”, conclui.