Aluno formado pela Faculdade Cesusc toma posse na Academia de Letras

8 de novembro de 2018

Aluno formado pela Faculdade Cesusc toma posse na Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina

Nesta sexta-feira (dia 9), Jorge da Rosa, aluno egresso (formado) do curso de Direito da Faculdade Cesusc tomará posse como acadêmico na Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Florianópolis. A solenidade ocorrerá na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, às 19 horas.

A história de Rosa com as letras começou ainda no Ensino Fundamental, quando aos 9 anos ficou em 3º lugar em um concurso literário na Escola. Na Faculdade Cesusc, a literatura sempre andou de mãos dadas com o curso de Direito.

Segundo Jorge da Rosa, na 2ª fase do curso, a Professora Camila Prando declamava poesias no começo de suas aulas e estimulou que seus alunos fizessem o mesmo. Jorge passou a escrever suas próprias poesias para declamar.  O aluno teve uma de suas poesias “Democracia” publicada no livro “A Chave da Teoria do Direito de Habermas – Direitos Humanos e Soberania Popular”, do Desembargador Roberto Basilione Leite.

“Incentivado pela professora Lucrécia comecei a escrever poesias jurídicas sobre a  parte geral do Código Penal”, explica Rosa. Com o apoio do professor Ruben Manente, publicou seu primeiro livro “Poesias Jurídicas – Parte Geral do Código Penal”, lançado em 2013.

E por sua obra “Só para Maria”, com poesias inspiradas em sua esposa Maria Aparecida Francisco, lançada este ano, Rosa foi indicado pelo escritor Donato Ramos para ocupar uma cadeira na Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Florianópolis.

A cadeira que vai ocupar é a de número 29 – antes ocupada pelo Nilson Mello – falecido em 2016. Na ocasião serão empossados mais seis acadêmicos: César Tadeu Dambros, Marta Eliane Santos de Carvalho, Patrícia Susana Di Loreto, Iratan Martins Curvello, Claudia Silva Amado e Vera Portella.

O homenageado deste ano com o troféu Vilson Mendes será o Reitor Dr. Ubaldo Cesar Balthazar, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).