Ações de extensão em Psicologia promovem saúde, cidadania e combate ao estigma

  • Data de publicação
    16 de dezembro de 2024
  • Discussão
    Nenhum comentário

Dando continuidade a mais um ciclo de ações voltadas à Prevenção Combinada do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), as turmas de Projetos em Psicologia V e da disciplina Gênero, Sexualidade e Raça realizaram uma série de atividades educativas e de promoção da saúde ao longo do semestre.

As ações incluíram oficinas, rodas de conversa e abordagens com diferentes públicos: comunidade acadêmica da UFSC; participantes da Parada do Orgulho LGBTI+; mulheres migrantes atendidas pelo projeto de extensão Interações, jovens do Colégio Cruz e Sousa, mulheres do projeto MARÉ, e a comunidade em geral no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, realizado no TICEN em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Essas iniciativas tiveram como foco a disseminação de informações sobre saúde, o fortalecimento da cidadania, o combate a estigmas e preconceitos relacionados à sexualidade e à prevenção do HIV.

Resultados do Impacto Social
Neste semestre, as ações de Projetos em Psicologia V alcançaram mais de 7.500 pessoas, por meio da distribuição de preservativos, lubrificantes, autotestes de HIV e orientações sobre profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP). As atividades também promoveram acolhimento, escuta qualificada e encaminhamentos para os serviços de saúde.

Parcerias que Fortalecem
Agradecemos ao Projeto ImPrEP Fiocruz pela confiança e parceria contínua em nossas ações, e destacamos a valiosa contribuição dos educadores de par, Oliê Cárdenas e Matheus De Luca, que nos guiaram e enriqueceram nossa prática com suas orientações e experiências interdisciplinares.

Essas ações reafirmam o compromisso do curso de Psicologia em unir teoria, prática e extensão para promover saúde, direitos e cidadania!