Acadêmico da Cesusc apresenta pesquisa no XIII Congresso de Direito UFSC

4 de junho de 2018

Acadêmico da Cesusc apresenta pesquisa no XIII Congresso de Direito UFSC

O aluno Frederico Alberto Barbosa Macedo, estudante da 7ª fase do curso de Direito da Faculdade Cesusc, participou do XIII Congresso de Direito da UFSC, em Florianópolis, no dia 16 de maio, no qual foi convidado a apresentar a sua pesquisa sobre planejamento urbano.

O trabalho “Um ícone da modernidade no cerrado brasileiro: planejamento, ocupação e desordem urbana em Palmas/TO“, que faz parte da disciplina de Direito Urbanístico, traz uma reflexão sobre os efeitos do planejamento urbano nas cidades planejadas desde o início e o desenvolvimento delas, tendo como ponto de partida o caso da cidade de Palmas/TO. A cidade brasileira é considerada a última capital projetada do século XX.

“Escolhi Palmas porque é um exemplo recente de cidade planejada, um bom estudo de caso para refletir sobre a questão e também porque tem muitos estudos e materiais publicados sobre o tema. A pesquisa ainda não está finalizada e apresentá-la no congresso foi bastante interessante, pois recebi elogios de professoras, que comentaram sobre a complexidade do tema e uma delas narrou sua experiência prática na elaboração de um Plano Diretor, e das frustrações por não conseguir implementá-lo depois de tanto trabalho. Foi bom para ter um feedback sobre o trabalho”, explica o acadêmico.