Cepsi promove Curso em Clínica da Urgência em Saúde Mental

  • Data de publicação
    4 de abril de 2011
  • Discussão
    Nenhum comentário

O Centro de Produção de Saberes e Práticas em Psicologia (Cepsi) do Cesusc, por meio do Núcleo de Psicologia e Políticas Públicas, está promovendo o Curso de Extensão em Clínica da Urgência em Saúde Mental, coordenado pelos Professores MSc. Felipe Faria Brognoli e Esp. Fabiano Miguel Valério.

Estão disponíveis apenas 40 vagas à comunidade (acadêmicos e profissionais da área da saúde), e as inscrições podem ser feitas diretamente no Cepsi, no Campus da Faculdade, ou pelo telefone (48) 3239-2656 e e-mail [email protected] ao custo de R$ 150,00. A carga horária é de 16 horas.

O Curso terá quatro encontros aos sábados, com início previsto para o dia 16 de abril, tendo como objetivo fornecer subsídios teórico-técnicos aos participantes para atuação em situações de urgência em saúde mental a partir das proposições da reforma psiquiátrica brasileira.

Abaixo a programação completa:

1º Encontro: A Clínica da Urgência em Saúde Mental
Data: 16/04 – Sábado
Hora: das 9h às 13h
Ementa: Definições Básicas: Urgência, Emergência, Crise. Urgência subjetiva. Comparação modelo médico-psiquiatrico tradicional e modelo da RP. Os quatro eixos da Reforma. Avaliação da urgência.

2º Encontro: Psicofarmacologia, Técnicas e Procedimentos na Clinica da Urgência
Data: 16/04 – Sábado
Hora: das 14h às 18h
Ementa: Noções acerca dos principais psicofarmacos: uso e ação. Contenção e continência. Internação: hospitalar e domiciliar. AT. Acolhimento e vinculo.

3º Encontro: Clínica da Urgência e Estruturas Clínicas
Data: 30/04 – Sábado
Hora: das 9h às 13h
Ementa: Particularidades da Clínica da urgência em cada estrutura. Principais manifestações clínicas. Apresentação e discussão de caso.

4º Encontro: Clínica da Urgência e Níveis de Atenção à Saúde
Data: 30/04 – Sábado
Hora: das 14h às 18h
Ementa: Conceito e caracterização dos níveis de atenção. Organização do serviço. Trabalho em equipe e atuação em rede. ESF, NASF, Serviços Substitutivos, Leitos de Saúde Mental em Hospital Geral. Articulação SAMU.