PAC recebe visita do Juiz Sílvio Orsatto – gestor da Conciliação de 1º Grau no E

  • Data de publicação
    26 de março de 2011
  • Discussão
    Nenhum comentário

Na última sexta-feira (dia 25), o Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) do Cesusc recebeu a visita do Juiz Sílvio Dagoberto Orsatto, gestor da Conciliação de 1º Grau em Santa Catarina no Tribunal de Justiça do Estado. O convite foi feito pela Coordenadora do PAC, Professora MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes, que recebeu o Magistrado juntamente com o Mantenedor Antônio Carlos Nunes e o Gerente de Comunicação do Cesusc Eduardo Magagnin.

A Coordenadora apresentou o Posto ao Juiz Sílvio Orsatto e enfatizou a necessidade de estreitar os laços com o Tribunal de Justiça do Estado, a fim de melhorar a formação dos conciliadores. Segundo ela, o conciliador deve ter vocação, além disso, muitos profissionais não estão habilitados a lecionarem a prática da conciliação. “É preciso uma vivência para mediar um conflito; quem leciona a disciplina deve ter essa prática para formar um excelente conciliador”.


Foto: Coordenadora do PAC, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes, apresentando as instalações do Posto.

O Magistrado mencionou que o TJ tem um cuidado com todas as instituições e não há nenhum privilégio, porém o PAC do Cesusc tem um case fantástico. “As ações de conciliação no Cesusc germinaram como em nenhum outro local”, disse o Juiz, usando o termo germinação e fazendo alusão às sementes de girassol, símbolo adotado pelo PAC do Cesusc e distribuídas aos visitantes. Dr. Silvio Orsatto teve o cuidado de anotar as solicitações da Instituição para levá-las a uma reunião do Conselho Gestor do Tribunal com a perspectiva de que sejam atendidas.

O Mantenedor Antônio Carlos Nunes reforçou a necessidade da presença dos membros do Tribunal de Justiça do Estado na vida acadêmica da Instituição. Para ele, o Posto de Conciliação do Cesusc tem efetuado excelentes ações dentro e fora da Instituição de forma contagiante. “A conciliação tem feito parte do vocabulário dos alunos e Professores da Faculdade”. O Mantenedor destacou a importância para a comunidade do norte da Ilha a implantação do Fórum de Santo Antônio de Lisboa que deve ocorrer no próximo mês ao lado do PAC Cesusc.


Foto: Professor Antônio Carlos Nunes expondo falando ao Juiz Silvio Orsatto e a Coordenadora do PAC,
Professora MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes.

Estiveram também presentes visitando o Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc as servidoras do TJSC Ana Flávia Sandrini e Ana Marcia de Freitas.