Professor do Cesusc analisa pontos polêmicos do novo CPC

  • Data de publicação
    26 de março de 2011
  • Discussão
    Nenhum comentário

A TV Justiça exibe neste domingo (27), a partir das 15h30, uma entrevista com o jurista e professor Dr. Eduardo de Avelar Lamy, do Cesusc, sobre os pontos polêmicos do projeto do novo Código de Processo Civil (CPC). A conversa foi gravada para o programa Justiça do Trabalho na TV, produzido pelo Tribunal Regional de Santa Catarina, e também será apresentada em 11 emissoras regionais.

Aprovada no Senado, a nova versão do CPC está em tramitação na Câmara dos Deputados e promete continuar esquentando os debates sobre como tornar os processos judiciais mais simples e rápidos. Embora defenda mudanças, Lamy avalia que, dentro de cinco anos, o Código precisará de uma nova reforma. O motivo do pessimismo é que diversas normas do projeto, segundo ele, foram idealizadas com base no processo físico, ignorando o avanço do processo eletrônico pelas comarcas e varas Brasil afora.

Lamy é Doutor e mestre pela PUC de São Paulo e professor de Direito Processual Civil da UFSC. Também participou da comissão formada pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) que elaborou propostas para a reforma do CPC. No Cesusc, é responsável pela coordenação de duas especializações em nível de Pós-Graduação: Direito Processual Civil e Direito Processual.