Referência nacional do Direito de Família e Sucessões ministra palestra no Cesus

22 de março de 2011

O Cesusc receberá nesta quinta-feira, dia 24 de março, às 19 horas, o Advogado e Consultor Dr. Euclides Benedito de Oliveira, que ministrará uma palestra aos acadêmicos do Curso de Graduação em Direito e Pós-Graduação, cujo tema será “O novo divórcio e a discussão de culpa na dissolução do casamento”.

O Professor tem vários livros publicados e participou de diversas obras coletivas, sendo considerado um dos grandes nomes de referência nacional quando o assunto é Direito de Família e Sucessões.

A palestra traz questões em relação à Emenda Constitucional n° 66/2010, que abrangeu uma quantidade ilimitada de benefícios para a sociedade ao substituir uma legislação ultrapassada, a Lei n° 6.515/1977 (Lei do Divórcio), polêmica para a época em que foi publicada.

As turmas convidadas a assistir a palestra serão selecionadas, conforme a disciplina correlata pelos Coordenadores do Curso de Direito e Pós-Graduação do Cesusc.

O Professor Dr. Euclides de Oliveira também ministrará na sexta-feira e no sábado uma aula aos alunos de Pós-Graduação do Cesusc, enfocando Especialização em Direito de Família a Sucessório.

Sobre Euclides Benedito de Oliveira
Possui mais de 30 anos de experiência na área de família e sucessões, tendo sido promotor de Justiça e juiz de Direito na cidade de São Paulo. Aposentado, em 1998 retornou às atividades forenses como advogado. Desde então, atua no contencioso, atende a consultas, emite pareceres e acompanha recursos nos Tribunais. Dedica-se também a atividades de ensino, ministrando palestras e participando de congressos jurídicos em nível nacional.
É autor e coautor de diversos livros, com destaque para Inventários e Planilhas, Separação e Divórcio, União Estável e Direito da Família e o Novo Código Civil.

Currículo Profissional
• Advogado e consultor de Direito de Família e Sucessões em São Paulo.
• Ex-Promotor de Justiça e Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo.
• Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
• Professor de Direito Civil. Palestrante na Escola da Magistratura de São Paulo, na Escola Superior do Ministério Público, na Escola Superior da Advocacia, na Associação dos Advogados de São Paulo, em outras entidades, cursos e congressos jurídicos.
• Ex-Presidente e atual Conselheiro do IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família, em São Paulo.
• Membro do Conselho Jurídico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
• Membro e diretor cultural adjunto da Associação Paulista dos Magistrados.
• Membro da Associação dos Magistrados Brasileiros, do Instituto Paulista de Magistrados, do Instituto dos Advogados de São Paulo, da Associação dos Advogados de São Paulo e da Academia Paulista de Direito.

Obras jurídicas
• Inventários e Partilhas (com Sebastião Amorim), 22a ed., Leud:SP, 2009.
• Separação e Divórcio (com Sebastião Amorim), 6a. ed., Leud:SP, 2001. (7a. ed., no prelo).
• Direito de Herança, 2ª. ed., Saraiva: SP, 2008.
• União Estável, 6a. ed., Método:SP, 2003 .
• Código Civil Comentado, coord. de Álvaro Villaça Azevedo,vol. XX, Atlas:SP, 2004.
• Direito Civil – questões de concurso – 3ª. Ed., Paloma (Curso Damásio):SP, 2003
• Tóxicos (com José Luiz Vicente de Azevedo Franceschini), 2ª. Ed., Leud:SP, 1990.