Cesusc outorga grau à primeira turma de Psicologia

15 de março de 2011

O que são 10 anos para uma Instituição de Ensino? O que são cinco anos para um Curso de Graduação dentre tantos outros? Imagine ser o primeiro diplomado desse Curso… Alguns diriam insensatez; outros diriam loucura, coragem, aposta. E há aqueles que diriam responsabilidade.

No último sábado (12), certamente esses e outros sentimentos passaram pela cabeça de muitos dos presentes na outorga de grau da primeira turma de Psicologia do Cesusc, mas o silêncio no auditório durante o discurso da oradora da turma, Valésia Maria Favaretto, dizimou qualquer dúvida ou incerteza.

Com a voz tomada pela emoção, bem diferente daquela que a comunidade acadêmica estava acostumada a ouvir durante as Jornadas de Psicologia, a agora Psicóloga Valésia, agradeceu aos Mestres, destacou o reconhecimento do Curso acima da média nacional e relembrou as aulas e suas dificuldades, mas em bom tom enfatizou: “nessa gloriosa caminhada, o maior mérito foi termos trilhado e conquistado todos os caminhos. Somos os pioneiros e como Psicólogos devemos criar espaços, promover mudanças e saber ser”.

Foto: Formandas e a oradora da turma, Valésia Maria Favaretto.

A Coordenadora do Curso de Psicologia e Paraninfa da turma, Dra. Ivanir Barp Garcia, falou aos formandos da importância da ética profissional, e lembrou que “a caminhada não pode cessar esta noite com o diploma. Este não é o último degrau; a formatura não é uma porta que se fecha e, sim, um mundo de desafios que se abre. Aceitem esse desafio, não fiquem atrás dos muros ou nas sombras e nunca deixem de sonhar”.

Como sempre em seus discursos, o Patrono da turma e Mantenedor do Cesusc, Professor Antônio Carlos Nunes, trouxe uma visão humana aos formandos. Metaforizando Michelangelo, que viu num bloco de pedra a obra a qual deu o nome de Davi, ressaltou a responsabilidade que compete aos Psicólogos formados. “Nunca esqueçam que por traz dos blocos estão pessoas. Vocês vão lidar com pessoas sujeitas a erros e acertos”. A escolha do Prof. Antônio Carlos Nunes como Patrono da turma não foi por acaso, pois ele é um dos Mantenedores mais envolvidos no Projeto do Curso desde sua criação.

Foto: Formandas e o Patrono da turma e Mantenedor do Cesusc, Professor Antônio Carlos Nunes.

O Cesusc contemplou ainda a Psicóloga Andréia Patrícia Keil Koerich com uma Bolsa de Estudos Integral para um Curso de Especialização da Pós-Graduação da Faculdade. O ato é feito em todas as formaturas da Instituição ao aluno com melhor desempenho acadêmico durante o Curso.

O Curso de Psicologia é um orgulho para a Instituição, por sua excelência e índices acima da média nacional, na frente de muitas Universidades Federais em todo o País, segundo o Ministério da Educação (MEC).Os primeiros Psicólogos entregues ao Mercado de Trabalho são: Alessandra Rossoni, Ana Paula Fernandes Romani, Ana Paula Silva e Souza, Andreia Patricia Keil Koerich, Cleidy Godoy Carvalho Franzen, Eliane Cristina Scandiuzzi Scramim Lourencetti de Campos, Gabriela Chrestani, Gisele Berka Waltrick Góes, Leila Dossena, Lisete Matte Güntzel, Maria Cristina Sebben e Valésia Maria Favaretto.

A Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, parabeniza a todos os formandos pela conquista e por fazerem parte da nossa história!