Pós-graduação em Direitos Humanos está com inscrições abertas

  • Data de publicação
    2 de junho de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

A Pós-graduação Cesusc está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Direitos Humanos, seguindo uma tradição de ensino neste campo de estudos que sempre permeou a história da Instituição.

Segundo a coordenadora dessa especialização, professora Fernanda Lapa, que é também diretora da ONG Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos e coordenadora do Centro de Estudos em Direitos Humanos do Cesusc, a tradição da Instituição nessa área é uma referência para a qualidade de ensino que será oferecida no curso. “O Cesusc, desde sua criação, teve o enfoque nos Direitos Humanos. O curso de graduação em Direito aqui oferecido teve já em sua ementa a disciplina obrigatória de Direitos Humanos, situação inovadora nas faculdades de Direito do país. Uma pós graduação em Direitos Humanos é a “cara” do Cesusc”.

O curso busca proporcionar aos profissionais que atuam em órgãos de defesa da cidadania, órgãos públicos, entidades da sociedade civil, movimentos sociais e outras organizações de interesse comum a possibilidade de aprofundar e fundamentar interdisciplinarmente a prática da promoção e tutela dos Direitos Humanos. O público alvo é composto por profissionais de diversas áreas que atuem em área relacionada à defesa dos Direitos Humanos. “A promoção e a proteção dos direitos humanos precisam ser feitas por vários atores e de várias formas. Isso faz com que o público-alvo seja bastante heterogêneo. Debates sobre Direitos Humanos são, essencialmente, de natureza multidisciplinar”, explica a professora Fernanda.

Entre as disciplinas oferecidas estão: Interpretação em Direitos Humanos, Fundamentação Filosófica dos Direitos Humanos, História dos Direitos Humanos no Brasil, Sistema Internacional de Direitos Humanos, Proteção das Crianças e dos Adolescentes e Bioética. “O curso irá abordar, além da formação teórica, uma parte bastante prática que poderá ser utilizada por defensores de Direitos Humanos em suas atividades profissionais”, diz a professora Fernanda. Para ver a grade completa, basta acessar a página do Curso.