Cesusc terá Aula Inaugural com o Secretário Nacional de Justiça

  • Data de publicação
    3 de março de 2011
  • Discussão
    Nenhum comentário

No dia 11 de março (sexta-feira), às 19 horas, a Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, receberá o Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Dr. Paulo Abrão Pires Junior, que proferirá a Aula Inaugural do semestre, cujo tema será “A Construção da Democracia no Brasil”.

O evento ocorrerá no auditório da Faculdade, gratuitamente, com a presença confirmada da comunidade acadêmica do Cesusc.

Segundo a Diretora Geral de Faculdade, Professora Dra. Betina Ines Backes, a Aula Inaugural com o Dr. Paulo Abrão Pires Junior reforça o compromisso da Instituição em oferecer educação de qualidade com seriedade e competência, contribuindo para o desenvolvimento de um indivíduo conhecedor de suas responsabilidades como cidadão.

Interessados de outras Instituições em participar da Aula Inaugural podem solicitar reserva de vaga pelo e-mail [email protected]

Sobre Paulo Abrão Pires Junior
Paulo Abrão Pires Junior atualmente é Secretário Nacional de Justiça e Presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

Possui diversos artigos publicados, além de ser membro do conselho editorial de diversas revistas científicas. É organizador das seguintes obras publicadas: “Assessoria Jurídica Popular” (Edipucrs), “Diálogos em Direito Público”(Edipucrs), “Repressão e Memória Política no Contexto Ibero-Americano” (Universidade de Coimbra/MJ).

Juiz do Tribunal para a Justiça Restaurativa em El Salvador (2009). É consultor do INEP/MEC e da SESU/MEC. É membro Consultivo do Centro de Referência Memórias Reveladas do Arquivo Público da Casa Civil da Presidência da República. É Membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência do Governo do Estado de São Paulo. É diretor do Programa de Cooperação Internacional sobre Justiça de Transição ABC-MRE/PNUD/MJ. É Coordenador Geral da Comissão de Implantação do Memorial da Anistia Política no Brasil.

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Direito pela Unisinos (2000). Especialista em Direitos Humanos e Processos de Democratização pela Universidade do Chile (2010). Bacharel em Direito pela Universidade federal de Uberlândia (1997). É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professor convidado do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB). Foi coordenador do Departamento de Direito Público da PUCRS (2003-2007).

Foi coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (2004). Foi membro do Conselho Municipal de Ciencia e Tecnologia de Porto Alegre do Município de Porto Alegre (2004). Foi membro do Conselho Municipal de Segurança Pública do Município de Porto Alegre (2004). Foi consultor do PNUD/ONU em pesquisa sobre Financiamento da Educação no Brasil (2003-2004). Foi Vice-presidente da ABEDi – Associação Brasileira do Ensino do Direito (2007-2010).

Foi membro do Grupo de Trabalho da Presidência da República para a elaboração do projeto de lei para a criação da Comissão Nacional da Verdade (2009). Integrou a Missão Brasileira de Implementação da Universidade do Cabo Verde – África – pelo MRE Itamaraty/MEC (2006) e a Missão Brasileira sobre a Lei de Anistia junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos na OEA – Organização dos Estados Americanos em Washington (2008). Participou de representações brasileiras em atividades no Chile, Portugal, Espanha e Inglaterra.