Alunos de Psicologia visitam exposição sobre o trabalho da psiquiatra Nise Silve

2 de abril de 2009

O Cesusc e o Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI) levaram estudantes do curso de Psicologia em uma excursão de ônibus a Curitiba, no dia 24 de março, para visitarem à exposição “Nise Silveira – caminhos de uma psiquiatra rebelde”, no Museu Oscar Niemeyer.

A psiquiatra Nise da Silveira (1905-1999) revolucionou o tratamento para doentes mentais no Brasil e foi uma personalidade brasileira, na ciência e nas artes plásticas.

Segundo a professora do curso de Psicologia, Marcela Gomes, que acompanhou a viagem, esse tipo de atividade diversifica as experiências acadêmicas que acabam constituindo novas formar de construir conhecimento. “Visitar um museu e uma exposição deixa marcas nos processos de aprendizagem que são, geralmente, mais intensas por serem mais vivenciais. Isto é, por sensibilizarem o acadêmico de forma mais criativa e espontânea, as aprendizagens tendem a ser apropriadas de forma mais complexa e qualificada”.

A trajetória de Nise Silveira (na foto ao lado, à esquerda) em instituições psiquiátricas, com a implantação de oficinas de arte para o acompanhamento e o tratamento dos internos, resultou em uma produção artística reconhecida, de autoria dos próprios pacientes. Parte dessas obras foram selecionadas para serem expostas na mostra do Museu Oscar Niemeyer.

Para o estudante da segunda fase de Psicologia Mateus Mendes, conhecer as obras dos pacientes psiquiátricos foi interessante. “Me chamou atenção a experiência de usar a arte com os pacientes esquizofrênicos por ser uma forma de eles expressarem o que sentem. A arte ajuda pois não interagem bem socialmente e, por meio dela, conseguem passar um pouco o que sentem”, diz.

As obras observadas também chamaram a atenção da estudante da sétima fase Mabel Pinheiro Labanowski. “As esculturas me impressionaram”, conta.

Estudante da segunda fase de Psicologia, Cristina Moreira destaca que a viagem permitiu ainda a troca de experiências entre os acadêmicos. “A viagem valeu para interagir, conhecer o pessoal das outra fases”, fala.

Saiba mais
A trajetória profissional de Nise Silveira e seu conseqüente trabalho é o foco da exposição. Estão a mostra cerca de 300 obras, que incluem pinturas, desenhos e esculturas; além de arquivo documental impresso, fotografias e depoimentos que narram o percurso da psiquiatra.