Termina o horário de verão – atrase seu relógio

  • Data de publicação
    20 de fevereiro de 2011
  • Discussão
    Nenhum comentário

Terminou à 0h deste domingo o horário brasileiro de verão, que havia começado no dia 17 de outubro de 2010. Os relógios devem ser atrasados em 1 hora. Com a mudança no horário as tardes voltam a ser mais curtas e as manhãs mais longas.

Foram 126 dias de vigências, e segundo os dados do Ministério de Minas e Energia de 2010, anteriores à 37ª edição do horário de verão, desde 2000 a medida reduziu uma média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo, entre 18h e 21h. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de 2 mil megawatts a cada ano, cerca de 75% da demanda da cidade de Porto Alegre (RS).

No mundo diversos países adotam o horário de verão, como a União Europeia, a maioria das nações que formavam a União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).