Nova Diretora Geral da Faculdade toma posse em noite iluminada

16 de fevereiro de 2011

Na última terça-feira à noite, dia 15 de fevereiro, a Professora Dra. Betina Ines Backes tomou posse no cargo de Diretora Geral da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – Instituição mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc).

A posse oficial, que deveria ocorrer no início de março, foi antecipada apenas por um trâmite legal, e o que deveria ser algo simples, mas significativo entre colaboradores, professores, Mantenedora e membros da comunidade se tornou algo muito especial.

Foto: Prof. Dr. Edmundo Lima de Arruda Junior empossa nova Diretora Geral da Faculdade.

Em uma noite iluminada, tomou a palavra o Mantenedor e Presidente do Cesusc, Prof. Dr. Edmundo Lima de Arruda Junior, traçando um breve histórico, tomado de muita emoção, sobre a caminhada de 10 anos da Instituição. Enfatizou que era um projeto improvável, um ideal que parecia inalcançável. “Foi uma caminhada de loucos por um projeto improvável que só deu certo por causa do ideal de alguns Professores”. Em seu discurso, lembrou-se daqueles que fizeram parte do Projeto Cesusc, como o Professor Dr. Ubaldo Cesar Balthazar, presente na posse, e o Ministro Evandro Lins e Silva, que na época da fundação encaminhou um ofício salientando a satisfação do início das atividades na Instituição. Lembrou ainda que a Instituição foi criada para ampliar os espaços de debates, onde o inconformismo inspirasse soluções mais humanitárias e justas para a sociedade.

Foto: Mantenedor e Presidente do Cesusc, Prof. Dr. Edmundo Lima de Arruda Junior.

Por sua vez, a Diretora Geral da Faculdade, Professora Dra. Betina Ines Backes, sentindo que o momento era de fato muito diferente e especial, dispensou o discurso que havia preparado e falou a todos com o coração. “Aceitar esse convite me levou a uma retrospectiva profissional e pessoal. Sempre fui muito idealista e, sem demagogia, acredito que a educação com responsabilidade é capaz de mudar muita coisa. E na busca de encontrar meu papel na sociedade e uma maneira de mudar o mundo, descobri que poderia fazer uma transformação social sendo uma educadora”. A Professora Betina Backes ressaltou ainda a gestão como Coordenadora do Curso de Administração e os bons resultados obtidos nesses últimos anos, mas lembrou a todos que foram as pessoas que fizeram a diferença. O Corpo Docente, os colaboradores e principalmente os alunos que acreditaram, assim como ela, nos projetos e desafios propostos pela Instituição.

Foto: Diretora Geral da Faculdade, Professora Dra. Betina Ines Backes.

Mas a noite guardava mais surpresas. O Mantenedor e Professor Antonio Carlos Nunes, agradeceu o presença de todos e comentou o empenho e a amizade dos idealizadores do Projeto Cesusc construída nesses anos. Com sua refinada experiência na Educação, lembrou aos Professores da Faculdade que não adianta empurrar o conteúdo aos alunos. “É preciso superar esse tipo de atitude. Isso não compete mais aos Professores do Cesusc; chegamos a um patamar de excelência e responsabilidade com o próximo e precisamos deixar a arrogância de lado e sermos mais humildes, além de ver no outro, seja aluno ou Professor, o futuro e a busca pelo ideal que alicerça essa Instituição. Precisamos ser Educadores”.

Foto: Mantenedor e Professor Antonio Carlos Nunes.

O Mantenedor e Diretor Institucional do Cesusc, Professor Dr. Prudente José Silveira Mello, arrematou a noite ressaltando o resgate dos ideais mencionados Pelo Professor Edmundo Arruda Jr. e que o Projeto Cesusc só deu certo, e continua dando certo, porque os Professores apoiam e acreditam nessa ideia. “Ninguém faz nada sozinho. Uma Instituição promissora se faz com pessoas dedicadas e empenhadas por um ideal”. Como um poeta apaixonado pela obra, fez uma analogia do Teatro com a Instituição. “A peça teatral pode ser sempre igual, o enredo e os atores podem ser os mesmos, mas a plateia nunca será. E pensando assim não podemos ser aquilo que fomos ontem, não lecionamos da mesma maneira do passado. Somos mais que isso e sempre seremos melhores todos os dias”.

Foto: Mantenedor e Diretor Institucional do Cesusc, Professor Dr. Prudente José Silveira Mello.

Todos os Mantenedores ressaltaram o legado deixado pelo Professor MSc. Claudio Marlus Skora, que solicitou desvínculo da Instituição por motivos pessoais e profissionais. Foi lembrado pelo carinho, dedicação e empenho pelo Projeto Cesusc, cujos frutos foram colhidos nos 10 anos marcados pelos excelentes resultados conquistados em todas as áreas. Também destacaram a confiança no trabalho da nova Diretora Geral.

Os Coordenadores dos Cursos tiveram a oportunidade de falar sobre o trabalho da Professora Betina Backes, destacando a confiança no seu potencial e o apoio no que precisar para dar continuidade ao crescimento e à luta pelos ideais do Projeto Cesusc.

Veja as fotos da posse.