Prefeitura de Florianópolis retira Quiosque da Epopeia Literária da Faculdade Ce

  • Data de publicação
    20 de janeiro de 2011
  • Discussão
    Nenhum comentário

Sob a alegação de abandono a Prefeitura Municipal de Florianópolis retirou sem aviso o Quiosque da Epopeia Literária da Faculdade Cesusc no Terminal de Santo Antônio de Lisboa (Tisan). A iniciativa teve início no dia 31 de outubro de 2007, com ampla divulgação na mídia e com o apoio da Secretaria de Transportes da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Empresa de Transportes Canasvieiras que doou o quiosque. Desde então, administrado pela Faculdade.

“Conforme a foto (abaixo), verifica-se que o Quiosque não estava de maneira alguma abandonado, pelo contrário, diariamente eram colocados diversos títulos e publicações para a leitura dos usuários do Transporte Coletivo da Capital”, ressaltou a bibliotecária Juliana Frainer. Os frequentadores do Tisan tinham a oportunidade de doar ou retirar um livro e levar para casa, sem o compromisso de devolução. O Projeto era gerenciado pela Biblioteca da Instituição.

O Quiosque da Epopeia Literária foi retirado na semana que antecedeu o Natal, período de recesso da Instituição. Diversos contatos sem sucesso foram feitos com a Cotisa e a Prefeitura Municipal para saber o que havia ocorrido. Depois de muita insistência verificou-se que a Prefeitura havia retirado o Quiosque sob a alegação abandono do espaço.

A Direção Geral da Faculdade encaminhou um oficio ao Prefeito Municipal de Florianópolis, Dário Berger, solicitando explicações plausíveis e o retorno do Quiosque, mas até o momento não recebeu retorno.

Segundo a Professora de Português e Inglês, Nilza Góes, projetos como esse devem ser incentivados. “O Quiosque é um bem para comunidade e um meio de disseminar cultura. Espero que retorne logo ao Tisan”.