Professor do Cesusc será relator de processos na 33ª Caravana de Anistia em São

  • Data de publicação
    2 de fevereiro de 2010
  • Discussão
    Nenhum comentário

Em sua 33ª edição, a Caravana de Anistia do Ministério da Justiça estará, nesta quinta-feira, dia 4, em São Paulo, homenageando e julgando processos de Anistia de ex-presos políticos. O evento tem a parceria do Fórum dos Ex-presos Políticos de São Paulo e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

O evento terá a presença do Ministro da Justiça Tarso Genro que participará de um ato comemorativo aos dois anos das Caravanas de Anistia pelo País. A Caravana promoverá ainda, uma Sessão de Memória em homenagem aos ex-perseguidos políticos do Estado de São Paulo e uma Sessão Especial de apreciação de requerimentos de Anistia.

Esta 33ª Caravana da Anistia poderá ser a última com a participação do Ministro da Justiça Tarso Genro, que deverá se afastar do cargo para concorrer ao Governo do Rio Grande do Sul. Tarso Genro foi o primeiro professor a receber a Título Honoris Causa do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) pelos relevantes serviços prestados a comunidade a atividade humana em que atua.

O professor do Cesusc Dr. Prudente José Silveira Mello participará da sessão de julgamento como relator de cinco processos. Para ele, esta Caravana tem um recorte diferente, caracterizada pela ação dos trabalhadores pelo fim da ditadura, com as grandes greves e a luta pela Anistia.

Segundo professor Dr. Prudente Mello, as Caravanas de Anistia fazem parte de um processo educativo, de levar os julgamentos onde os fatos ocorreram, dando acesso a participação da comunidade, em sentido amplo, seja acadêmica, da sociedade em geral ou trabalhadores. “Elas buscam resgatar a cidadania e possibilitam aos interessados ver como se realizam os julgamentos dos processos, com transparência, próximo dos familiares, vizinhos e todos os que sofreram as agruras e truculência deste período nefasto da história brasileira. O que faz com que o anistiando tenha resgatada a sua dignidade junto aos seus entes próximos”, acrescentou. 

A Caravana da Anistia, um projeto de educação em Direitos Humanos promovido pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, no qual o professor Dr. Prudente José Silveira Mello é integrante desde maio de 2007.