Professor representa o Cesusc em reunião do IBNeC

1 de novembro de 2010

O Professor do Curso de Psicologia do Cesusc MSc. Marco Monterrouos Callegaro representou a Instituição na primeira reunião anual do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC), ocorrida entre os dias 23 e 25 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento é um dos mais importantes para a Psicologia no País.

A Conferência do Professor Callegaro foi bem prestigiada, com sala lotada. As mais importantes autoridades nacionais em neuropsicologia, ciências do comportamento e neurociências estavam presentes.

Foto: Professor MSc. Marcio Callegaro em conferência na primeira reunião da IBNeC, no Rio de Janeiro.

Cerca de 420 participantes prestigiaram 16 conferências, 10 mesas redondas, 3 sessões clínicas e 2 minicursos, além das sessões de pôsteres com cerca de 140 trabalhos expostos. O programa do evento permitiu o trânsito entre diversos temas desde a discussão de casos clínicos até a ciência básica, passando por questões conceituais e epistemológicas, ensino e formação de psicólogos e neuropsicólogos no Brasil.

O IBNeC promove reuniões entre seus associados, buscando integrar o conhecimento produzido pelas diferentes áreas da neuropsicologia e neurociência comportamental. Essa iniciativa busca também discutir e programar medidas que possam efetivamente fortalecer a formação em psicologia, neurociências e neuropsicologia.

No Brasil, diversos institutos e associações promovem a psicologia, as neurociências e a neuropsicologia de forma separada. Entretanto, cada vez mais a integração entre psicologia e neurociências torna-se um processo atual e necessário unindo pesquisas básicas e aplicadas de campos similares.