Acadêmicas de Psicologia apresentam trabalhos em Congresso Nacional

1 de dezembro de 2009

Com a proposta de mostrar o dia-a-dia dos catadores de materiais recicláveis do Norte da Ilha de Santa Catarina e caracterizar o cotidiano e modo de vida dessas pessoas, as alunas Elisa Canellãs Lengler, Elizabete Antonia de Freitas e Anna de Lima Estanislau, da 4ª fase do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, mantida pelo Cesusc, apresentaram, durante o XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, o trabalho "Catadores de Materiais Recicláveis: Modos de subjetivação desta atividade". O evento ocorreu em Maceió (AL), entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, contando com a participação de estudantes e profissionais da área.

Orientadas pela professora MSc. Marcela de Andrade Gomes, as acadêmicas também realizaram uma exposição fotográfica intitulada "Vidas Recicladas", no intuito de propiciar visibilidade e reconhecimento para esses profissionais desvalorizados e invisíveis para a sociedade. Esses trabalhos também foram apresentados na “Jornada Discente – Psicologia, Globalização e Crise” ocorrida este ano no Cesusc.

Segundo as acadêmicas, foi “ótimo participar do evento, além do privilégio de expor num Congresso com repercussão nacional, visto por alunos e profissionais reconhecidos em todo o País”.

As alunas foram as primeiras do curso de Psicologia do Cesusc a apresentar trabalho científico em um Congresso, o que as deixou honradas pela iniciativa, bem como o incentivo dos demais colegas do Curso que, no momento, também apresentam seus trabalhos em outros eventos.