Perfil do conciliador do PAC é tema de trabalho de estágio em Psicologia

  • Data de publicação
    1 de dezembro de 2010
  • Discussão
    Nenhum comentário

O Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) do Cesusc e o perfil de seus conciliadores foram temas de trabalho durante o II Seminário Integrativo de Estágio do Curso de Psicologia ocorrido na última sexta-feira, dia 26 de novembro, no auditório da Faculdade.

A acadêmica da 8ª fase do Curso de Psicologia e estagiária do PAC, Cacinelle de Assis, apresentou o trabalho com o título “O Olhar da Psicologia Sob o Papel do Conciliador”, traçando um perfil dos conciliadores do PAC do Cesusc que revelou dados interessantes.

Segundo a pesquisa da acadêmica, os conciliadores apresentam conhecimento jurídico, maturidade, percepção, humanidade e sensibilidade, além de objetividade nas conciliações da área cível.

Para ela, essa abertura de campo de estágio no Posto de Atendimento e Conciliação oferecida aos estudantes de Psicologia foi de suma importância. “Onde há seres humanos existem conflitos a serem trabalhados, sentimentos discutidos e comportamentos mensurados”, disse a acadêmica.

No final de sua pesquisa, ela destacou uma frase da Coordenadora do PAC, Profa. MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes; “Só existe uma maneira de melhorar o mundo: é melhorar as pessoas. E só há uma maneira de melhorar as pessoas: é através da compreensão e da tolerância com os demais. Isso requer conversa, e conversa é sinônimo de conciliação”.