(TJSC) – Poder Judiciário do Estado quer saber significado da conciliação para c

5 de novembro de 2010

O Poder Judiciário de Santa Catarina e a Secretaria de Estado da Educação promovem, durante todo o mês de novembro, atividades intraclasses com crianças e adolescentes da rede estadual de educação, com o tema “Paz, Conciliação e Justiça”. “Além de serem ótimas receptoras, as crianças são ótimas propagadoras e levarão o assunto para dentro de casa”, afirma o gestor da Conciliação de 1º Grau em Santa Catarina, juiz Silvio Orsatto.

As atividades abrangerão estudantes da educação básica – da 1ª série ao 3º ano – das Gereds (Gerência Regional de Educação) de Rio do Sul, Videira, Florianópolis, Curitibanos, Joaçaba, Blumenau, Dionísio Cerqueira, Joinville, Instituto Federal de Educação, Criciúma, Tubarão, Lages e Braço do Norte. Pretende-se atingir cerca de 5 mil crianças e adolescentes, que irão refletir os conceitos por meio de desenhos ou textos. “A partir dos resultados, será possível verificar o senso de justiça que as crianças possuem, permitindo, inclusive, alterações no direcionamento das atividades de conciliação no Estado”, explica o magistrado.

A professora Maria Benedita da Silva Prim, coordenadora de Diversidade e Temas Transversais da Secretaria de Estado da Educação, ressalta a importância da atividade na vida dos jovens. “Falar sobre conciliação também é falar sobre ouvir, refletir, perdoar… Com isso, podemos diminuir a violência e incentivar a identidade positiva do aluno”, explica. O material será enviado ao Instituto Paternidade Responsável, em Lages, para compilação, antes da Semana Nacional da Conciliação, de 29 de novembro a 4 de dezembro.

Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina