Cesusc recebe homenagem e reafirma parceria com Prefeitura Municipal e Tribunal

  • Data de publicação
    1 de novembro de 2010
  • Discussão
    Nenhum comentário

O excelente desempenho do Cesusc, por meio do Posto de Atendimento e Conciliação (PAC) e seus acadêmicos no I Mutirão de Conciliação do Consumidor de Florianópolis, promovido pelo Procon Municipal, certificou e consolidou a Faculdade como uma Instituição voltada ao atendimento das necessidades da comunidade de entorno, bem como da Grande Florianópolis.

A solenidade ocorreu na última sexta-feira, dia 29, no auditório do Cesusc, com as presenças do Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Desembargador José Trindade dos Santos, Prefeito Municipal Dário Berger e o Diretor do Procon Municipal Tiago Silva, o Mantenedor do Cesusc Antônio Carlos Nunes, o Diretor Geral da Faculdade MSc. Claudio Skora, o Coordenador do Curso de Direito MSc. Rogério Duarte da Silva e a Coordenadora do PAC MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes, além de outras autoridades.


Foto: Diretor Geral da Faculdade MSc. Claudio Skora; Mantenedor do Cesusc Antônio Carlos Nunes;
Presidente do Tribunal de Justiça SC Des. José Trindade dos Santos; Coordenadora PAC MSc. Iôni
Heiderscheidt Nunes; Prefeito Municipal Dário Berger; Diretor Procon Municipal Tiago Silva; Coord. do
Curso de Direito MSc. Rogério Duarte da Silva.

No evento foi destacada a participação do Cesusc no I Mutirão de Conciliação, bem como a assinatura de um convênio de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Instituição de Ensino, com a anuência do Tribunal de Justiça do Estado, para a ampliação das instalações da área onde hoje funciona a Unidade Judiciária Avançada, os Juizados Especiais e o Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc, no Bairro de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis.

I Mutirão de Conciliação do Procon
Com o apoio do Cesusc, o I Mutirão de Conciliação conseguiu dar resolutividade a cerca de 75% dos processos que tramitavam sem sucesso no Procon de Florianópolis. O exemplo da conciliação também serviu de parâmetro ao órgão. Segundo o Diretor da entidade, Tiago Silva, “hoje as pessoas que chegam ao Procon saem de lá com o problema resolvido ou com uma audiência conciliatório marcada. Essa é uma forma de desafogar o Poder Judiciário e agilizar a resolução do problema”.

Uma placa homenageando o Cesusc foi entregue ao Diretor Geral da Faculdade, MSc. Claudio Skora, que agradeceu o empenho e a participação dos acadêmicos, além do apoio de todos os setores nas recentes conquistas da Instituição.


Foto: Diretor Geral da Faculdade MSc. Claudio Skora recebendo uma placa de homenagem do
Prefeito Municipal Dário Berger pelo apoio no I Mutirão de Conciliação do Procon.

Na ocasião, os “alunos conciliadores” participantes do Curso de Conciliação e do I Mutirão também receberam seus certificados.

Assinatura de convênio para ampliação das instalações
Como parte da programação da solenidade, foi também assinado um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Cesusc, com a anuência do Tribunal de Justiça do Estado, para a ampliação das instalações da área onde hoje funciona a Unidade Judiciária Avançada, os Juizados Especiais e o Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc, no Bairro de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis.

Segundo o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Desembargador José Trindade dos Santos, essas parcerias são excelentes e bem-vindas e ao Poder Judiciário, devendo ser ativadas em outros locais. “O Poder Judiciário é um devedor do Cesusc pelo serviço que ele presta à população. Ninguém faz nada sozinho. Sozinhos não resolvemos nada, e esse é um dos esforços para levar o Poder Judiciário à comunidade e não a comunidade ao Poder Judiciário”.


Foto: Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Des. José Trindade dos Santos assinando o convênio.

O Prefeito de Florianópolis, Dário Berger, destacou a importância das parcerias público-privadas para o benefício da população, citando alguns bons exemplos dessa ocorrência na Capital. “Estamos em busca de uma nova cidade. Uma cidade com qualidade de vida, com espaços de uso comum revitalizados, com espaços como este que prestam serviços gratuitos para o benefício da população”.

Já o Mantenedor do Cesusc, Antônio Carlos Nunes, agradeceu ao Tribunal de Justiça do Estado e à Prefeitura Municipal pela confiança e parceria. Destacou que ambos têm sido agentes facilitadores para a Educação e promoção de iniciativas de apoio à população. Destacou ainda o excelente trabalho realizado pela Direção da Faculdade e pelas coordenações do Curso de Direito e do Posto de Atendimento e Conciliação. “A conciliação é uma ideia que vem sendo ampliada e colocada em prática no Cesusc, por meio da disciplina de Conciliação no Curso”.


Foto: Mantenedor do Cesusc, Prof. Antônio Carlos Nunes em discurso.

O Prof. Antônio Carlos Nunes reforçou um pedido ao Tribunal de Justiça do Estado para implantação de uma Vara Judicial no local, e à Prefeitura Municipal e Polícia Militar de Santa Catarina, asseverando a necessidade de um posto policial na região visando segurança e atendimento à população.

A Coordenadora do PAC, MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes encerrou os trabalhos, agradecendo a todos os participantes, e noticiou que a ampliação das instalações do Posto de Atendimento vai melhorar significativamente o atendimento à população, e, brevemente, o Cesusc oferecerá o Curso de Pós-Graduação em “Métodos Alternativos na Resolução de Conflitos”, reiterando o compromisso da Instituição com a Educação e retorno à comunidade.

Veja mais fotos do evento no link sala de imprensa.