Alunos em situação irregular no Enade poderão responder Questionário do Estudant

27 de outubro de 2010

Os alunos em situação irregular com o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2010) terão até o dia 21 de novembro para preencher eletronicamente o Questionário do Estudante.

Pela primeira vez, a coleta das informações sobre o perfil socioeconômico dos participantes será realizada via Internet, na página http://enade.inep.gov.br. Na primeira entrada no sistema, o estudante deverá informar um e-mail e o número do CPF. O acesso será validado por meio do número do documento digitado.

Embora seja de caráter voluntário, o ato de responder o questionário é extremamente importante para o desenvolvimento da avaliação do ensino superior brasileiro. As informações prestadas na pesquisa subsidiam a construção de indicadores educacionais de qualidade da educação superior.

A informatização do questionário atende as solicitações das Instituições de Ensino Superior e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A mudança fez economia de recursos de impressão, distribuição e processamento de leitura dos cartões impressos, como eram feitos até 2009.

A divulgação de locais de prova do Enade 2010, nos termos da Portaria Normativa nº 5/2010, em sua atual redação, está prevista para o próximo dia 08 de novembro de 2010, em função das alterações na sistemática de organização e aplicação do Exame que será realizado no dia 21 de novembro.