Iniciou-se nesta terça-feira, dia 26, a V Jornada de Psicologia do Cesusc, com o tema “Psicologia e Meio Ambiente”. A proposta é debater a influência do homem e as alterações climáticas do meio ambiente, bem como o comportamento humano com o meio ambiente. O evento vai até a próxima quinta-feira (28).
A mesa coordenada pela Professora do Curso de Psicologiado Cesusc Priscila Pinheiro trouxe discussões que permearam os desastres ambientais e as possíveis contribuições da psicologia ambiental, por meio da sustentabilidade.
A Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas sobre desastres da UFSC Janaina Furtado, convidada para o evento, destacou as contribuições da Psicologia na gestão de riscos e desastres. Para ela, “é preciso construir com as comunidades a cultura de prevenção de risco. Ainda hoje o foco das ações são as respostas após os desastres. Precisamos fazer uma mobilização social para a cultura de redução de riscos, desenvolver uma comunicação comunitária sobre esses riscos e principalmente planos de contingências para preparar essas comunidades”.
Foto: Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas sobre desastres da UFSC Janaina Furtado.
Já a Profa. Dra. Luciana Schmidt de Psicologia do Cesusc destacou que é necessário criarmos a cultura de sustentabilidade para a prevenção de desastres e a convivência harmônica entre o homem e o meio ambiente. “Vivemos num mundo onde o que está em prática são as ações não sustentáveis. No entanto, teoria e prática não estão separadas. Se hoje temos referenciais teóricos que promovem o desenvolvimento sustentável, precisamos construir mais práticas que invertam esse quadro da não sustentabilidade, criando novas formas de ser e agir e escolhas sustentáveis”.
Foto: Profa. Dra. Luciana Schmidt de Psicologia do Cesusc (no centro).
O acadêmico da 7ª fase do Curso de Psicologia do Cesusc, Ionan Ferreira Santos, aprovou o primeiro dia de Jornada. “O meio ambiente é um tema extramente atual e precisamos ter consciência das mudanças que ocorrem no planeta e a nossa interferência”.
Para ele, os trabalhos apresentados foram fundamentais e importantes para que os estudantes façam uma reflexão sobre o tema. “Estou certo da minha escolha quanto ao Curso e a Faculdade. O Curso de Psicologia do Cesusc é fantástico e muito atual. Percebo isso claramente quando converso com colegas de outras Instituições. O Cesusc é referência para os demais”, ressaltou.
Durante três dias, estudantes, professores e profissionais de diversas áreas debaterão a influência do homem e as alterações climáticas do meio ambiente, bem como o comportamento humano com o meio ambiente.
A V Jornada de Psicologia ocorrerá no auditório do Cesusc. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Verifique a programação completa abaixo:
PROGRAMAÇÃO
Dia 26
8h às 8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h15 – Mesa Psicologia, desastres ambientais e sustentabilidade
Janaina Furtado (UFSC)
Contribuições da Psicologia na Gestão de Riscos e Desastres
Luciana Schmidt (CESUSC)
Psicologia para a sustentabilidade:
Um diálogo com a Psicologia histórico-cultural por uma Práxis Ético-Estética da existência
Coordenadora: Priscila Pinheiro
10h – Intervalo
10h30 – Palestra
Sociedade e Meio Ambiente – As possíveis contribuições da Psicologia ambiental
Ariane Kuhnen (UFSC)
Coordenadora: Gilvana da Silva Machado
Dia 27
8h30 – Mesa Meio Ambiente: Direito e Design
Letícia Albuquerque (UFSC)
Direito Ambiental
Pery Segala (CESUSC)
Anamnese e Briefing
Coordenadora: Andrea Pesca
9h45 – Intervalo
10h – Mesa Meio Ambiente e Sociedade
Sayonara de Castilhos Amaral (Floram)
Sensibilização ambiental
Gilvana da Silva Machado (CESUSC)
Psicologia ambiental
Coordenadora: Valésia M. Favaretto
Dia 28
8h30 – Microdocumentário Barra da Lagoa
Coordenador: Rodrigo Sartorio
9h – Palestra O fim da natureza? Ansiedades e dilemas éticos do mundo contemporâneo
Luciano Felix Florit (FURB)
Coordenador: Felipe Brognoli
11h – Encerramento