Documentário “Bagatela” será exibido nesta quinta-feira na Esmesc

  • Data de publicação
    10 de outubro de 2010
  • Discussão
    Nenhum comentário

A Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina (Esmesc) promoverá nesta quinta-feira, dia 14 de outubro a exibição do documentário “Bagatela”, produzido e dirigido por Clara Ramos. Após o documentário será promovido um debate em torno do tema com a participação da autora.

O Documentário traz a polêmica da aplicação ou não do princípio da insignificância, retratando a realidade dos furtos de pequeno valor, e a trajetória de mulheres presas por esses delitos, expondo-se as fragilidades do sistema judiciário brasileiro.


Foto:Imagem do Documentário “Bagatela”, de Clara Ramos.

Com o filme, a diretora tem como objetivo provocar a reflexão da sociedade sobre esses casos. Segundo a diretora, o objetivo do roteiro é criar um mosaico de opiniões para que o próprio telespectador tire a sua conclusão. “Não quero levantar nenhuma bandeira para o tema, por isso ouvimos especialistas que eram totalmente contra o princípio de bagatela”, disse em entrevista a repórter da revista Consultor Jurídico, Fabiana Schiavon.

O filme tem duração de 52 minutos e foi produzido com recursos do projeto DOCTV, promovido pela Secretaria do Audiovisual e da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura SP). A entrada é gratuita e será emitido certificado de participação. As inscrições podem ser feitas no www.esmesc.org.br.

Na mesma ocasião, a Editora Lumen Juris fará o lançamento do livro “O Ponto Cego do Direito: The brazillians lessons”, de autoria do Prof. Dr. Rui Cunha Martins, da Universidade de Coimbra, Portugal.