Alunos aprovam primeira audiência simulada de conciliação promovida pelo PAC

7 de outubro de 2010

Na última segunda-feira, dia 4, o Posto de Atendimento de Conciliação (PAC) do Cesusc promoveu aos alunos da 7ª fase do Curso de Direito a primeira audiência simulada de conciliação realizada por uma Instituição de Ensino na Grande Florianópolis. Na audiência simulada foi apresentada aos alunos técnicas conciliatórias e comportamentais aplicáveis.

Foto: Alunos assistem atentos o vídeo sobre o PAC e as explicações dos Professores.

De acordo com a acadêmica Kenia de Aguiar, a atividade foi ótima e bem realista. “Os Professores que participaram da simulação foram muito bons, tanto na explicação, quanto atores. Eu nunca tinha participado de uma audiência assim, e pude perceber a desenvoltura e o tato de um conciliador, além do respeito que as partes devem ter e manter”. Para ela, essas simulações devem ser realizadas mais vezes e estendidas para outros assuntos permitindo a participação de mais alunos.

Foto: Sala de aula cheia na primeira audiência simulada realizada por uma Instituição de Ensino.

A atividade foi coordenada pela Professora MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes com o apoio dos Professores da disciplina de Prática Simulada, Esp. Haroldo Pinto da Luz e MSc. Dóris Ghilard.

Neste semestre o Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc vem ganhando notória visibilidade na comunidade e instituições públicas e privadas da região, por meio de parcerias e desenvolvimento de atividades extras, além da promoção do Posto junto aos acadêmicos e Professores da Faculdade.

Para a coordenadora do PAC, MSc. Iôni Nunes, é uma mudança de paradigma no ensino do Direito. “O Cesusc começa a difundir e ensinar efetivamente a cultura da paz, por meio de ações concretas e conjuntas fomentadas pelo Posto de Atendimento e Conciliação, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado”.