Alunos do Cesusc participam do I Mutirão de Conciliação do Consumidor de Florian

4 de outubro de 2010

A Faculdade do Cesusc leva à Passarela Nego Quirido, na Capital, 64 alunos-conciliadores (dos cerca de 130 acadêmicos participantes entre as Instituições de Ensino) para o I Mutirão de Conciliação do Consumidor de Florianópolis promovido pelo Procon Municipal, beneficiando consumidores que obtêm em tramitação processos contra empresas do município.

Para a conciliadora do Posto de Atendimento e Conciliação do Cesusc, Profa. Clarissa Domingos a iniciativa do Procon, em conjunto com as Instituições de Ensino participantes, é de “extrema importância porque instrumentaliza o Direito em sua nuance mais democrática, fazendo valer os princípios norteadores da conciliação, principalmente a Celeridade e o Acesso à Justiça”.

Os alunos também aprovaram a iniciativa. O acadêmico da 6ª fase do Curso de Direito, Marcio Campus Rossi destacou que o Mutirão serve como uma excelente oportunidade de aprendizado e acesso ao Mercado de Trabalho, mostrando a visão da realidade e do dia-a-dia do conciliador.

Foto: Acadêmicos da 6ª fase do Curso de Direito Daniel Pereira(e) e Marcio Campus Rossi(d) em
audiência de conciliação durante o Mutirão.

Já para aluno Daniel Pereira, também da 6ª fase do Curso de Direito, o consumidor tem a possibilidade de resolver seu conflito sem a necessidade de recorrer ao Judiciário. “Ações desse tipo devem ser estimuladas, pois reduzem custo e tempo para a solução do litígio”. A aluna da 4ª fase Fernanda Segatta Lacatelli, ressaltou que, orientados por seus Professores, os alunos “tiveram êxito e sucesso no fechamento de alguns acordos entre as partes de forma satisfatória na resolução dos conflitos”.

Segundo o orientador do Escritório de Atendimento Jurídico do Cesusc, Prof. Samuel Martins dos Santos, o código de defesa do consumidor marca um novo momento nas relações sociais e jurídicas relacionadasao consumo. Importante destacar que uma lei com grande inserção social que tem possibilitado a ampliação do exercício da cidadania no Brasil. Eventos como esse são instrumentos com essa finalidade.

O I Mutirão de Conciliação do Consumidor de Florianópolis teve a data de encerramento alterada e ocorrerá até esta quarta-feira, dia 6 de outubro.