“Zero não é vazio” é tema de debate no Curso de Psicologia

28 de setembro de 2010

O Curso de Psicologia da Faculdade do Cesusc promoveu nesta terça-feira, dia 28 de setembro no Auditório da Instituição, uma Atividade Interdisciplinar, cujo tema foi “A Construção do Humano: Diálogos Interdisciplinares” com a exibição do filme “Zero não é o vazio”, dos Diretores Andréa Menezes e Marcelo Masagão.

Segundo a Coordenadora da Atividade Interdisciplinar Profª. Dra. Luciana Machado Schmidt, o filme foi escolhido “por dar espaço para pensar varias temáticas da Psicologia, com a possibilidade de múltiplas leituras e sem conclusões definitivas, facilitando o debate e entrelaçamento interdisciplinar”. Participaram como organizadores e debatedores os Professores MSc. Felipe Brognoli, MSc. Taís Dassoler e Dra. Vera Baião.

Entre os objetivos estão a promoção do intercâmbio mútuo e interação recíproca entre várias disciplinas científicas no exame de um mesmo e único tema: a construção do humano, e uma diminuição da distância teórica entre as disciplinas, bem como a articulação que permite o diálogo entre elas.

Avaliando as atividades similares anteriores, foi sentida pelos organizadores a necessidade de ampliar o espaço dedicado à discussão e participação dos alunos, modificando a metodologia. “Os alunos assistiram ao filme, e na sequência foi apresentada uma série de questões. Eles se reuniram em grupos de reflexão, e uma pessoa de cada grupo apresentou uma síntese. Os Professores das disciplinas envolvidas na atividade comentaram as respostas dadas pelos acadêmicos, gerando uma nova discussão e comentários”, disse a Profª. Dra. Luciana Schmidt.

A atividade mostrou que a mudança de metodologia foi positiva, aumentando a participação e motivação dos acadêmicos do Curso.