PAC renova convênio com TJ-SC nesta quinta-feira

  • Data de publicação
    11 de agosto de 2010
  • Discussão
    Nenhum comentário

Nesta quinta-feira, dia 12 de agosto, às 19 horas, no auditório do Cesusc, será assinada a renovação do convênio do Posto de Atendimento e Conciliação (PAC/Cesusc) com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O evento faz parte das atividades que integram as comemorações dos 10 anos do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), bem como o I Ciclo de Palestras do Núcleo de Práticas Jurídicas promovido pelo Escritório de Atendimento Jurídico da Faculdade.

Estão confirmadas as presenças dos ilustres Desembargadores do Tribunal de Justiça Dr. José Gaspar Rubik e Dr. Nelson Schaefer. O evento será presidido pela Coordenadora do Posto de Atendimento e Conciliação, Professora MSc. Iôni Heiderscheidt Nunes.

O PAC do Cesusc surgiu em 2006, por meio da parceria Cesusc/TJ-SC, e oferece em suas instalações uma Unidade Judicial Avançada, totalmente virtualizada – projeto piloto no País – e com metodologia utilizada nos moldes determinados pelo Conselho Nacional de Justiça e o Movimento pela Conciliação.

O resultado dessa parceria é uma justiça mais rápida, utilizando procedimentos simplificados das soluções de conflitos. O Posto de Atendimento e Conciliação reduz o número de processos no Poder Judiciário e proporciona às partes um meio de atingir uma solução eficaz, rápida e menos litigiosa.

No Posto, são atendidas por dia gratuitamente dezenas de pessoas, e realizadas cerca de 15 audiências de conciliação por semana, equivalendo mensalmente a 60 audiências. De 2006 até 2009, ocorreram mais de 1.500 atendimentos e metade chegou a um entendimento, superando a média nacional que é de 43%.