Projeto Epopéia Literária no TISAN comemora primeiro aniversário

  • Data de publicação
    31 de outubro de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

Hoje, dia 31 de outubro, comemora-se um ano da instalação do quiosque do projeto Epopéia Literária da Biblioteca do Cesusc no Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa (TISAN). A data é celebrada em meio a Semana Nacional do Livro e poucos dias após o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro.

 
O Epopéia Literária consiste na disponibilização de obras à comunidade para retirada sem custos. O quiosque funciona, estando aberto 24 horas, em um sistema de auto-atendimento: qualquer pessoa pode entrar, escolher um livro, registrar o empréstimo e sair lendo. A devolução não tem prazo pré-determinado, mas recomenda-se o empréstimo de uma obra por vez e a devolução dos livros que não estão mais sendo lidos para garantir o acesso a outras pessoas.

Segundo o bibliotecário, Fábio Lorensi, já foram disponibilizados mais de 3.200 obras no quiosque e realizados, aproximadamente, 20 mil empréstimos. “O objetivo principal é incentivar a leitura e permitir o acesso aos livros àqueles que muitas vezes não têm esse acesso facilitado”, explica.  
 
O bibliotecário conta ainda que, desde sua fundação, o projeto mantém-se auto-sustentável: as novas levas de livros são sempre frutos de doações. “Desde o início do Epopéia, temos recebido bastante doações para manutenção do quiosque”, diz.
 
Mais informações sobre o Epopéia Literária, pelo fone (48) 3239-2640, ou pelo e-mail [email protected]