Professor do curso de Psicologia é entrevistado para reportagem de capa da revis

  • Data de publicação
    31 de julho de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

O professor do curso de Psicologia do Cesusc, Marco Callegaro, foi uma das fontes consultadas para a preparação da reportagem “Psicoterapia Funciona?”, matéria que é destaque de capa da revista Superinteressante (editora Abril) desse mês de julho, ainda nas bancas.

 

 

Entrevistado principalmente acerca de questões relacionadas à integração entre Neurociências e Psicoterapia, o professor teve algumas de suas falas citadas na reportagem. Marco Callegaro é Mestre em Neurociências, Diretor do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva e, no Cesusc, ministra as disciplinas Bases Genéticas do Comportamento e Neurociências do Comportamento.

 

Segundo ele, a integração entre Neurociências e Psicoterapia tende a se tornar cada vez mais importante. “Existe enorme utilidade nos métodos de imageamento cerebral e outros métodos utilizados em Neurociências, e certamente será corriqueiro seu emprego na prática do psicólogo no futuro próximo. No entanto, no Brasil existe um reduzido número de profissionais que se alinham teoricamente com essa abordagem. Felizmente, tem crescido o interesse e surgido novos cursos de Neuropsicologia que certamente contribuirão para uma geração de psicólogos capazes de utilizar as ferramentas e métodos de investigação do cérebro”, explica o professor.

 

Você pode ter acesso à edição de julho da revista Superinteressante também no acervo da Biblioteca do Cesusc. Mais informações sobre a integração entre Neurociências e Psicoterapia podem ser obtidas no livro “Psicoterapia: Abordagens Atuais” (editora Artmed), organizado por Aristides Volpato Cordioli, no qual o professor Marco Callegaro participa como autor colaborador,  abordando temas relacionados às Neurociências.