NA PRÁTICA: audiência simulada esclarece dúvidas dos alunos da sétima fase do cu

30 de setembro de 2008

Presidida pelo desembargador Wilson Augusto do Nascimento, magistrado com mais de trinta anos de carreira, a audiência permitiu uma experiência única aos alunos da disciplina Prática Simulada I. Os alunos da sétima fase do curso de Direito Diurno do Cesusc transformaram o auditório numa sala de audiências na segunda-feira, dia 29/09. “O objetivo é mostrar aos estudantes os detalhes e a dinâmica de uma audiência”, ressalta a professora da disciplina e idealizadora desse exercício prático, Iôni Heiderscheidt. Cerca de cinquenta pessoas acompanharam a simulação, incluindo alunos de outras fases, já que a prática é aberta ao público justamente para que todos aproveitem este momento.

Perguntados sobre a experiência de já terem acompanhado uma audiência de verdade, cerca de 10 alunos se manisfestaram, ou seja, puderam ver ali num exercício como age um juiz, os advogados, as partes, as testemunhas, o promotor, enfim, todos os profissionais e pessoas envolvidas numa audiência de instrução, como a que ocorreu.

Para estudarem o funcionamento da audiência e o caso que será nela discutido, os alunos da sétima fase participaram de quatro encontros de preparação. O caso é baseado num fato real, mas que já está transitado e julgado, para que os participantes possam se aproximar ao máximo das peças jurídicas de uma audiência. A situação era uma ação de indenização por danos morais, impetrada por um jovem que foi agredido por seguranças numa casa noturna.

O desembargador Wilson Nascimento iniciou a prática explicando quais as diferenças dos magistrados, isto é, dos juízes de primeiro grau e dos desembargadores, que são juízes de segundo grau. Em seguida, foi destacado que atualmente muitas audiências já estão sendo realizadas com sistemas de gravação, o que agiliza o andamento do processo porque o juiz não precisa solicitar a consignação de todas as falas. Além disso, o desembargador e a professora lembraram que o processo virtual também está sendo implantado em muitos juizados e logo as audiências também poderão ser mais ágeis tendo em vista os processos via internet.

Os alunos formaram os grupos que representariam o autor da ação e o acusado, no caso uma empresa representada pelo proprietário. Para tornar o caso mais parecido com o real, os estudantes chamaram testemunhas de fora da sala de aula, e cada uma foi ouvida até que o juiz pudesse ter todos os subsídios para o julgamento.

“Além de vivenciarem a situação, os alunos podem perguntar sem medo como devem agir, qual a melhor forma de proceder, enfim, aprofundar os conhecimentos”, destacou o desembargador, que é também professor do Cesusc, licenciado no momento, e há 18 anos ministra aulas na Escola da Magistratura.

A professor Iôni orientou os alunos para que aproveitassem ao máximo aquele momento, afinal ter um profissional como um desembargador na sala de aula para presidir uma audiência e repassar informações respaldadas na experiência de mais de 30 anos é um diferencial do Cesusc. “Mais do que ampliar o aprendizado, damos condições para que os alunos desenvolvam suas habilidades com vivências estimulantes e sérias”, diz ela.

A disciplina Prática Simulada I também prepara os alunos para a atuação no Escritório de Atendimento Jurídico (ESAJ) do Cesusc, no qual ingressam a partir da oitava fase.

* Textos e fotos: Sara Caprario