Equipe do Cesusc participa da Reunião Anual da SBPC

1 de setembro de 2008

A professora do curso de Direito do Cesusc, Camila Prando, e as egressas do curso de Direito Maria de Fatima Tadeu e Helena Favero Xavier apresentaram pesquisas que desenvolveram no Grupo de Pesquisa de Criminologia e Direito Penal da Faculdade na 60º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC). O encontro foi realizado de 13 a 18 de julho, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com a temática Energia, Ambiente e Tecnologia. A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada principalmente para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

As bacharéis Maria de Fátima e Helena Fávero iniciaram sua participação no Grupo de Pesquisa de Criminologia e Direito Penal ainda quando esse era apenas um grupo de estudos, em 2005. Com o início do Grupo de Pesquisas, decidiu-se avaliar as decisões do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), referentes aos crimes de furto, dos anos de 2001 a 2005, a fim de verificar o conteúdo utilizado para fundamentar a avaliação da personalidade e conduta social do condenado.

Dessa pesquisa, originou-se o tema de monografia da aluna Helena Fávero, graduada em 2007. Nesse mesmo ano, os membros do Grupo pesquisaram as legislações penais e processuais penais promulgadas nos cinco anos anteriores. Essa investigação resultou na apresentação final da pesquisa no I Congresso de Política Criminal, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. O trabalho foi premiado em primeiro lugar na categoria de pós-graduação. Envolvida com a pesquisa legislativa, a acadêmica Maria de Fatima desenvolveu análise criminológica da Lei Maria da Penha em sua monografia de final de curso e graduou-se no primeiro semestre de 2008.

“Os trabalhos apresentados na Reunião Anual da SBPC foram construídos no decorrer das pesquisas realizadas pelo Grupo e resultaram na produção de monografias pelas acadêmicas”, conta a professora Camila Prando.

A participação na Reunião Anual da SBPC, segundo a professora Camila, é uma rica experiência para estudantes. “Ali é possível se envolver na construção e amadurecimento da atividade acadêmica, que abrange a troca de saberes em eventos como esses e possibilita um retorno para suas pesquisas”.

O Grupo de Pesquisas de Criminologia e Direito Penal da Faculdade não funcionará neste semestre.