Próxima sessão do Ciclo de Cinema “Racismo de Estado no Brasil” será no dia 7 de

  • Data de publicação
    30 de abril de 2008
  • Discussão
    Nenhum comentário

O Núcleo de Pesquisa em Criminologia e Direito Penal e o Grupo de Pesquisa em Teoria Política e Direito do Cesusc organizam, neste mês de maio, as duas sessões finais do Ciclo de Cinema e Debate “Racismo de Estado no Brasil”. Em cartaz, filmes que abordam essa temática sobre diferentes pontos de vista. O Ciclo teve início com o debate realizado no dia 23 de abril sobre o filme Homo Sapiens 1900. Os próximos filmes, Macunaíma (7/05) e Madame Satã (21/05), dão, segundo o prof. Alexandre Vieira, coordenador do Grupo de Pesquisa em Teoria Política e Direito, “a medida do modo como reconstruímos e culturalizamos o discurso racista de Estado no Brasil”.
Para o professor Alexandre, o principal objetivo do Ciclo é discutir o tema do racismo biológico do ponto de vista da Razão de Estado. “Temos a intenção de pensar sobre como o Estado Brasileiro, sobretudo o getulista, assimilou e conduziu sua política racial”, explica.

O debate baseia-se também no trabalho do pensador francês Michel Foucault, que apresentou em 1976 suas teses sobre o Racismo de Estado. As exibições e o debate são realizados no auditório do Cesusc, sempre das 16h às 18h. Confira a programação e participe!
07/05 – Macunaíma, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, lançado em 1969
21/05 – Madame Satã, dirigido por Karim Ainouz, lançado em 2002

Mais sobre os filmes
Macunaíma (com informações do site Interfilmes.com ) –Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de negro (Grande Otelo) virou branco (Paulo José). Depois de adulto, deixa o sertão em companhia dos irmãos. Macunaíma vive várias aventuras na cidade, conhecendo e amando guerrilheiras e prostitutas, enfrentando vilões milionários, policiais, personagens de todos os tipos. Depois dessa longa e tumultuada aventura urbana, ele volta à selva, onde desaparecerá como viveu : antropofagicamente. Um compêndio de mitos, lendas e da alma do brasileiro, a partir do clássico romance de Mário de Andrade, o filme é dirigido por Joaquim Pedro de Andrade (Os Inconfidentes) e conta com Grande Otelo, Paulo José, Joana Fomm, Dina Sfat, Milton Gonçalves, Jardel Filho e Hugo Carvana no elenco.

Madame Satã (com informações do site Adoro Cinema Brasileiro – Rio de Janeiro, 1932. No bairro da Lapa da cidade do Rio de Janeiro,vive encarcerado na prisão João Francisco, artista transformista que sonha em se tornar um grande astro dos palcos. Após deixar o cárcere, João passa a viver com Laurita, prostituta e sua "esposa", Firmina, a filha de Laurita, Tabu, seu cúmplice, Renatinho, seu amante (e também traidor) e ainda Amador, dono do bar Danúbio Azul. É nesse ambiente que João Francisco irá se transformar no mito Madame Satã. Com Renata Sorrah, Lázaro Ramos, Floriano Peixoto e Emiliano Queiroz.