*com informações de notícia divulgada em 26/03 no site do Tribunal de Justiça de SC
Durante todo o ano, o Fórum do Norte da Ilha seleciona acadêmicos do curso de Direito – preferencialmente a partir da 5ª fase – para atuarem como conciliadores junto aos Juizados Especiais Cível e Criminal. O estágio acontece por meio do Projeto Acadêmico Conciliador, uma parceria do Poder Judiciário com as instituições acadêmicas. A carga horária é de quatro horas semanais.
Ao final dos seis meses de trabalho, o estagiário recebe um certificado de 90 horas que vale como título em concursos públicos e também para validação de atividades extra-curriculares na graduação. Para os bacharéis em Direito, o certificado poderá ser utilizado para a comprovação de experiência em atividades jurídicas, requisito exigido também em concursos públicos como o da magistratura e do Ministério Público.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3287-5022 ou 3287-5019, com Vera Lúcia, ou diretamente nos juizados especiais, localizados no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bairro Trindade, em Florianópolis, das 12 às 19 horas.
Criado em 2007, o Projeto Acadêmico Conciliador tem o objetivo de recrutar acadêmicos do curso de Direito das instituições de ensino do Estado para atuarem voluntariamente como conciliadores nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, Fóruns Municipais Casas da Cidadania, Unidades Judiciárias Avançadas (UJAs) e Postos de Atendimento e Conciliação (PACs). Atualmente, o Tribunal de Justiça possui convênio com 15 instituições de ensino referente ao projeto.