Projeto Fotográfico de Santo Antônio de Lisboa vai resgatar história e aproximar

  • Data de publicação
    29 de janeiro de 2009
  • Discussão
    Nenhum comentário

CESUSC apóia projeto “Pescadores de Cultura” desenvolvido pela Associação Cultural Baiacu de Alguém
Representantes de vários países da Fundação Luterana de Diaconia estiveram em Florianópolis para conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Associação Cultural Baiacu de Alguém, que abrange também o Grupo Cultural e Carnavalesco Baiacu de Alguém, que promove um desfile na sexta-feira de carnaval pelas ruas de Santo Antônio de Lisboa.
O Projeto Pescadores de Cultura tem apoio do CESUSC (Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina), que também realiza diversas ações na comunidade. Uma destas ações é o resgate histórico da cultura e hábitos de Santo Antônio de Lisboa através da fotografia. O fotógrafo documentarista Flávio Oliveira é o responsável pelo trabalho e cedeu parte do conjunto fotográfico do projeto “Um Olhar Açoriano” para ser entregue ao grupo de investidores na área cultural que estiveram na Associação Cultural Baiacu de Alguém.
A gerente de Relações Institucionais do CESUSC, Hélis Buchmann, fez a entrega de um conjunto de 40 fotos em preto e branco, luxuosamente encadernadas, que registram um pouco da cultura açoriana na região de Santo Antonio de Lisboa, uma dos mais tradicionais berços da cultura Açoriana no Brasil, e um dos primeiros centros habitados na Ilha de Santa Catarina.

 

 
Essa iniciativa tem como objetivo captar recursos e divulgar iniciativas não governamentais, de cunho social e educacional, que estão sendo realizadas na comunidade por meio da Associação e com apoio do CESUSC.
 
O material cedido foi produzido por Flávio Oliveira, que, ao fazer uso da Tradicional Fotografia Documental Brasileira como técnica de registro, realizou um trabalho que resultará em duas exposições e um livro sobre a região.
 
“Todo esse trabalho tem sido feito para que os mais indeléveis traços da cultura açoriana sejam preservados em sua amplitude. Tudo o que se refere à cultura açoriana na região está sendo registrado fotograficamente, a fim de que no futuro essa cultura tenha mais uma referência de pesquisa”, disse Flávio.
Segundo alguns depoimentos e a necessária documentação, foram analisadas as antigas fronteiras do distrito de Santo Antônio de Lisboa, bem como documentada fotograficamente toda a região, seus costumes e pessoas. Esse trabalho resultará num dos mais importantes documentos sobre as nossas origens e como se encontram atualmente. A primeira parte desse trabalho estará aberta à visitação na Galeria de Arte do Cesusc, a partir de março.
 
No ambiente do Carnaval Florianopolitano, o material foi entregue numa festa que reuniu mais de duzentas pessoas, criando uma total interação entre profissionais, diretores, investidores de cinco continentes, além de moradores e músicos, ao som do ritmo da bateria do Grupo Cultural e Carnavalesco Baiacu de Alguém.
 
Mais informações para a imprensa:
Sara Caprario, jornalista (Mtb0625JP)
Assessoria de imprensa do CESUSC
(48) 8402.8012