Audiência Simulada marca final do semestre para turma da sétima fase de Direito

28 de novembro de 2008

Uma audiência de instrução e julgamento é exercício desafiador para um Advogado, mesmo o mais experiente. Para os estudantes da sétima fase do curso de Direito do Cesusc, a dinâmica das audiências fica mais próxima do dia-a-dia por meio da disciplina de Prática Simulada I.

A turma de sétima fase de Direito Noturno realizou seus encontros de preparação, sempre nas tardes de segundas-feiras a partir do meio do semestre. No quinto encontro ocorreu a audiência propriamente dita, já no mês de novembro.

No dia de colocar em prática o que aprenderam para essa simulação de audiência, o acadêmico Luiz Paulo Bratti conta que se preparou também com leituras em casa sobre o processo que seria discutido. “Li os livros, para saber sobre a práxis da audiência, li o processo e estudei as leis e jurisprudências que me pareceram pertinentes a esse caso”, diz.

Para o acadêmico Alexandre Pedro Dutra, essa era uma chance de se aproximar mais da realidade que ele e os colegas enfrentarão quando começarem a atuar como profissionais de Direito. “É muito bom para o aluno lidar com o nervosismo de uma audiência ainda enquanto está na Faculdade”, explica.

Um dos destaques da audiência simulada é o fato de ela sempre ser presidida por um magistrado atuante do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC). Um dos mais assíduos convidados das recentes edições das audiências simuladas, o Desembargador Wilson Augusto do Nascimento, conta que sempre aceita os convites para participar dessa dinâmica com os acadêmicos por considerar a prática muito positiva. “Os alunos em breve estarão atuando como profissionais e a audiência é um dos atos mais freqüentes que terão de praticar. Aqui eles aprendem a ver essa prática como um ato familiar”, pondera.

Para o Dr. Wilson Augusto do Nascimento, o desempenho dos alunos é sempre surpreendente. “Tem sido motivo de surpresa. A audiência fica tão real que em determinados momentos me encontro pensando como se estivesse em um ato real”, conta.

Por fim, o Desembargador deixa uma dica para os acadêmicos que já passaram pela audiência simulada e querem continuar praticando: “continuem assistindo audiências nos fóruns, sessões de julgamento no Tj/SC. São formas de ter um aprendizado prático de como colocar-se a cada situação”.

Segundo a professora da disciplina e idealizadora desse exercício prático, Iôni Heiderscheidt, essa aproximação com a realidade da profissão é o principal objetivo da atividade. “A audiência simulada, com a presidência de um magistrado real – e baseada em caso real – é uma oportunidade diferenciada que o aluno do Cesusc dispõe para, efetivamente, ‘em laboratório’ aprender e compreender passo a passo o procedimento a ser seguido numa audiência de instrução e julgamento”, explica.

A prática é baseada em um caso real, sendo omitidos os nomes das partes, e prepara ainda os alunos para a atuação no Escritório de Atendimento Jurídico (ESAJ), no qual ingressam a partir da oitava fase.