Acadêmicos de Administração realizam atividade prática em shopping da Capital

  • Data de publicação
    1 de julho de 2009
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Alunos das disciplinas de Marketing, Administração da Produção, Gestão de Custos e Formação de Preços do curso de Administração do Cesusc participaram de uma atividade interdisciplinar nos meses de maio e junho.

 
Utilizando uma metodologia chamada Servqual (Serviços de Marketing – Competindo através da Qualidade), que avalia a expectativa e percepção dos consumidores em relação aos serviços prestados por uma empresa, os acadêmicos estiveram no Floripa Shopping e analisaram uma série de aspectos. É o terceiro ano em que esse centro de compras da capital é parceiro da Faculdade nessa atividade.
 
Cada professor das disciplinas participantes preparou com os alunos um roteiro de verificação com relação a algumas variáveis qualitativas do serviço prestado no estabelecimento.
 
O professor da disciplina de Gestão de Custos e Formação de Preços, Gustavo Gomez Bublitz, por exemplo, solicitou aos alunos observarem aspectos que influem na formação do preço dos produtos e serviços a venda no shopping. “Os alunos tiveram que fazer simulações de compras de diferentes produtos ou serviços em duas lojas distintas. Isso para verificar o posicionamento do produto e do negócio, a diferença de estratégia utilizada entre uma loja e outra,  os diferenciais do produto ou do serviço ofertado e o poder de persuasão do vendedor”, explica.

Entre os objetivos da atividade está o de capacitar o aluno para, a partir da observação de uma empresa, delinear sua percepção sobre o serviço dessa e, assim, ser capaz de traçar estratégias para melhora do atendimento e produto oferecidos pelo estabelecimento.
 
O professor de Administração da Produção e Operações, Carlos Fernando Martins, explica que a experiência de observação crítica do estabelecimento será útil no futuro profissional dos acadêmicos. “É uma atividade em que os alunos podem utilizar o local como um laboratório de análise, a fim de identificar, observar e levantar as possíveis causas de um problema de qualidade”, diz. 
 
Após a visita, os estudantes tiveram que elaborar um relatório, que foi também encaminhado à administração do Floripa Shopping. Para encerrar a atividade, o superintendente do Shopping, Antônio Brito, e a gerente de Marketing, Mônica Freitas, estiveram no Cesusc ministrando palestra.