Acadêmicos de Administração fazem plantio para neutralizar a emissão de carbono

  • Data de publicação
    28 de outubro de 2009
  • Discussão
    Nenhum comentário


Clique na imagem para ver mais…

Os acadêmicos da 4ª fase do curso de Administração do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), Reginaldo Santos e Bruno Dutra, aplicaram os conhecimentos adquiridos na Faculdade e promoveram, no último dia 15, o plantio de quatro mudas de árvores nativas no Campus do Cesusc, como forma de neutralizar a emissão de CO2.

A idéia partiu depois de uma palestra, durante a IV Semana de Administração (Semad), do diretor executivo da AEQUO Soluções em Sustentabilidade, André Montagna. O palestrante foi procurado pelos acadêmicos interessados em saber como poderiam calcular e neutralizar a emissão de carbono do evento.

O cálculo dos alunos foi o seguinte: o consumo de 02 condicionadores de ar de 60.000 btus; 09 lâmpadas de 110 wats; 14 Lâmpadas de 80 wats; 500 folhas de papel. Após análise, chegaram aos seguintes dados: na IV Semad foram emitidos 73kg de CO2, e cada árvore absorve durante sua vida 128kg de CO2. Como plantar apenas uma árvore era pouco, eles estenderam a todas as Semanas do Curso, que forneceu uma base de 292kg de CO2 emitido e chegaram à conclusão de que quatro árvores absorverão durante a vida 512kg de CO2.


O dado foi levado à Comissão Organizadora do evento, que contribuiu cedendo o espaço para o plantio. De acordo com os acadêmicos, contribuíram para a conclusão deste processo, além da Comissão, o professor Gustavo Bublitz, o palestrante André Montagna e a floricultura Ilha Verde Comércio de Plantas, que vendeu as mudas a preço de custo.

Segundo o acadêmico Reginaldo Santos, “o mundo hoje está passando por um processo de reversão e precisamos reverter a situação atual. Não sabemos se ainda há tempo; afinal todo esse descontrole da natureza acontece justamente por conta do CO2 emitido por todos nós. O Brasil é um país que está abaixo da média mundial de emissão de CO2. Emitimos apenas 13% do total do mundo, estando à frente da emissão de gases os Estados Unidos, China, Japão e Suécia.”


Para ele, a ação promovida no Cesusc é um pequeno passo, mas as pequenas ações são muito importantes, incentivando o plantio de árvores e o uso de fontes alternativas de energia, como o aquecimento solar nas residências, são maneiras de diminuir a emissão de CO2.