ESAJ participa da Campanha Amigos em Ação

28 de abril de 2009

O Escritório de Atendimento Jurídico do Cesusc foi uma das entidades participantes da edição do dia 18 de abril da Campanha Amigos em Ação, que está sendo realizada pela Associação Amigos da Cidadania Catarinense. O projeto tem como objetivo fomentar a cidadania e a inclusão social realizando, mensalmente, um dia de ações sociais em escolas públicas da Grande Florianópolis, Brusque e Blumenau.

O encontro de que o ESAJ participou se deu na Escola Básica Celso Ramos. Contando com acadêmicos, professores e colaboradores como voluntários, a equipe do Escritório prestou atendimento jurídico a um total de 45 clientes. No dia 16 de maio, o ESAJ estará também com a Campanha Amigos em Ação na Escola de Educação Básica Getúlio Vargas, no bairro Saco dos Limões.

Saiba mais
Foram abertas 54 vagas para acadêmicos do curso de Direito que fazem disciplinas práticas no ESAJ e quisessem participar da Campanha como voluntários. Todas as vagas foram preenchidas para o dia 18, e a maioria das vagas para o dia 16 de maio também já têm inscritos.

No dia da Campanha, os alunos trabalham divididos em nove equipes, sob a supervisão de quatro professores, uma secretária e um estagiário do ESAJ. Atuam principalmente na resolução de casos relacionados ao Direito da Família, como separações, divórcios e pensão alimentícia. Para ser atendido, é preciso ter renda de até três salários mínimos.

Além do atendimento jurídico, a Campanha Amigos em Ação oferece gratuitamente emissão da segunda via de certidões de Nascimento, Casamento, Óbito e da Carteira de Identidade; atendimento de saúde; outros serviços de utilidade pública e recreação para crianças.

A Campanha conta ainda com a parceria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e da Rádio Guararema.