Caravanas do Ministério da Justiça anistiam Paulo Freire e julgam processos em V

  • Data de publicação
    27 de novembro de 2009
  • Discussão
    Nenhum comentário

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça anistiou, por unanimidade, o educador Paulo Freire, nesta quinta-feira, dia 26. A audiência pública foi realizada pela 31ª Caravana da Anistia, durante o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Ministério da Educação, em Brasília. Com a decisão, a viúva de Freire receberá uma indenização de 480 salários mínimos, respeitando o teto de R$ 100 mil.

Já na quinta-feira, dia 19, ocorreu a 30ª Caravana da Anistia, em Volta Redonda (RJ), onde foram julgados os pedidos de 55 perseguidos políticos do Regime Militar no País. O Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc) participou dos julgamentos, representado pelo Professor Dr. Prudente José Silveira Mello, conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e relator de oito processos nesta 30ª Caravana.

O município de Volta Redonda ganhou repercussão internacional em novembro de 1988, quando o País vivia um momento de transição entre a Ditadura Militar e a Democracia.


Foto: Sindicato dos Metalurgicos

Uma greve de operários da CSN por reajuste salarial, jornada semanal de 40 horas e fim da perseguição dentro da empresa, terminou tragicamente em confronto entre trabalhadores e soldados do Exército e policiais militares que ocuparam a Usina Presidente Vargas. O conflito dentro da Usina terminou na morte dos operários, Carlos Augusto Barroso, de 19 anos, Walmir Freitas Monteiro, de 27, e William Fernandes Leite, de 22 anos e cerca de 100 feridos.