Cesusc mobilizou alunos e professores em várias ações para a campanha Ensino Res

27 de setembro de 2008

O Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior (27/09) teve várias ações dentro do campus do Cesusc.

A campanha de Ensino Responsável, que é promovida anualmente pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior) convoca todos os anos esse dia para que alunos, professores e colaboradores se mobilizem e levem conhecimento, informação e oportunidades do que é feito dentro das universidades para as comunidades.

Nessa mostra de ações e projetos sociais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, o Cesusc realizou cinco atividades, que tiveram o envolvimento de muitos alunos durante toda a manhã de sábado.

Conciliar é legal
Os alunos dos cursos de Direito e Psicologia promoveram um Mutirão da Conciliação no PAC (Posto de Atendimento e Conciliação) do Cesusc. O Posto, que é uma extensão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina na comunidade, realizou mais de dez audiências conciliatórias para problemas como de família, alimentos, separação, divórcio, vizinhança, aluguéis e débitos. Um dos casos foi de Josiane Loch Medeiros, que homologou o divórcio com Marcos Baldi. Há cerca de um ano eles haviam iniciado o processo de separação e neste dia vieram confirmar o processo. “Foi tudo muito rápido e ágil. Soube por um amigo que é aluno do Cesusc e me indicou o trabalho do PAC”, contou Marcos. O atual namorado e futuro esposo de Josiane aguardava por ela na saída da audiência. Tudo em clima de conciliação.

Arrecadação de livros
Os funcionários da Biblioteca aproveitaram o dia para arrecadar livros para o quiosque do Epopéia Literária, localizado no Terminal Integrado de Santo Antônio de Lisboa (TISAN) ao lado da Faculdade. No quiosque, a comunidade tem livre acesso a vários títulos, podendo retirá-los e escolher a data para devolução dos livros.

Consultoria gratuita em Design de Interiores
Os alunos do curso de Design de Interiores prestaram consultoria gratuita à população e comunidade acadêmica nas áreas de organização, planejamento de espaços internos e conforto ambiental (iluminação, térmico, acústico, visual). Durante o sábado, os alunos receberam visitação na exposição dos trabalhos produzidos pelos acadêmicos do curso.

Posto Educativo da Organização do Bem-Animal
O Setor de Extensão do Cesusc organizou a vinda da Organização Bem-Animal (www.obafloripa.org), que montou um Posto Educativo. Além de divulgar o trabalho que fazem de mutirão de castração de animais, as voluntárias da ONG mostraram trabalhos produzidos para venda e arrecadação de recursos, como porta celulares. Quem passou por ali recebeu orientações sobre os cuidados com os animais domésticos.

Ações In Pacto Jr.
A empresa In Pacto Jr., formada pelos alunos do curso de Administração com coordenação do professor Flávio Cozzatti, montou duas ações para orientar a comunidade. Uma delas foi sobre o Programa “Floripa Livre de Cigarro”, mantido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Estiveram no campus a coordenadora do Programa de Controle de Tabagismo, Renata Cerqueira Campos, e a diretora de RH da In Pacto Jr., Elisete Manica.  Elas apresentaram o Programa, que realiza ações educativas e promove o “Tratamento de fumantes no SUS”. O tratamento já é oferecido em 70% das unidades de saúde, com apoio psicológico e medicação.
INCÊNDIOS – Com a presença de integrantes do Corpo de Bombeiros, foram também dadas dicas sobre prevenção contra incêndio e desastres. O Corpo de Bombeiros apoiou a iniciativa e trouxe dois carros utilizados nas emergências para demonstração.