Cesusc sedia Instituto Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo

27 de junho de 2008

Foi inaugurado no dia 14 de junho no Cesusc o Instituto Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo (IDHID), em parceria com a Universidade Pablo Olavide (de Sevilha, na Espanha). O objetivo é divulgar a teoria crítica dos Direitos Humanos, através de pesquisa, intercâmbio e cursos de formação. A criação segue a proposta que o Cesusc tem desde sua fundação de ser uma Instituição voltada ao fomento dos Direitos Humanos.

O IDHID funcionará, no campus, em espaço vizinho ao Núcleo de Apoio Docente, próximo ao Centro de Estudos em Direitos Humanos, ao Núcleo de Assessoria Jurídica Popular e ao Núcleo de Estudos sobre Preconceito e Intolerância. A idéia é que possa haver um trabalho conjunto entre o IDHID e esses núcleos.

A previsão é também de que, em breve, sejam oferecidos programas de intercâmbio entre universidades parceiras do IDHID, cursos temáticos sobre a teoria crítica dos Direitos Humanos, congressos e publicações temáticas, atividades essas sempre abertas aos alunos do Cesusc.

Lançamento foi marcado pela presença do Dr. Joaquín Herrera Flores

A inauguração da placa que oficializou a criação do Instituto foi feita na presença do professor doutor Joaquín Herrera Flores (foto ao lado), da Universidade Pablo Olavide. Ele esteve no Cesusc, na ocasião, para palestrar no encerramento do XVI Ciclo de Colóquios da Cidadania, que teve como tema geral os “60 anos da Declaração Internacional dos Direitos Humanos”. O Dr. Joaquín Herrera é um respeitado pesquisador no campo dos Direitos Humanos e autor do livro “O Nome do Riso – Um breve tratado sobre arte e dignidade”.

Mais informações sobre o IDHID, com Profª. Fernanda Lapa, pelo e-mail [email protected].